Receba nossas atualizações

  • Facebook | RPGNoticias
  • YouTube | RPGNoticias
  • Instagram | RPGNoticias
  • Twitter | RPGNoticias
  • Pinterest | RPGNoticias

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

Usando as regras ao seu favor em seu RPG de mesa



As vezes (sempre) um jogador seu quer fazer algo que o sistema de regras não previu. Segue algumas dicas para contornar esse problema.

Essa pergunta surgiu no grupo Pathfinder RPG Brasil (se ainda não faz parte, eu recomendo; pessoal lá esta sempre postando coisa legal) e a resposta dela é bem simples.

No caso, o jogador não poderia fazer isso e teria de usar apenas uma arma para poder usar o feat em questão. Só que aí eu te pergunto... Por que?


Porque impedir uma ideia genial só por causa de uma regra (ou porque pode desequilibrar o jogo)? Não se limite, crie!

Umas das sugestões que coloquei lá, era simplesmente fazer uma super narrativa, onde o jogador joga munição para cima e atira e recarrega ao mesmo tempo durante o combate, dando um efeito épico e heroico digno de uma cena fantástica de Pathfinder (e quem já leu Torre Negra sabe do que estou falando).


Outros membros do grupo aconselharam o uso de certos feats e outras maneiras, mas o ponto aqui é — jamais fique travado por causa de regras. Na duvida, vá pela narrativa.


Alguns mestres têm medo de personagens ficarem muito poderosos e isso arruinar os planos da aventura. Pois bem, que sejam arruinados! É para isso que o personagem do jogador treinou tanto, para impedir que os vilões e como premiação a uma ótima ideia por que não permitir? Nunca tema perder um NPC importante em suas aventuras; você sempre poderá clonar, ressuscitar, falar que tinha um vilão ainda mais forte por trás ou qualquer outra coisa; o importante é fazer o jogador se divertir.


Claro que é sempre bom lembrar alguns pontos. Evite exageros, pois seus jogadores tentarão extrapolar isso e fique atento ao grupo, pois de nada adianta agradar um se nem todos ficam satisfeitos. Seja coerente, dose a imaginação com regras se achar necessário e poste suas ideias por aqui, na nossa página ou em algum grupo. Sempre é bom ouvir sugestões.


O segredo é em não mudar as regras em si, mas usar as regras existentes para interpretar uma ação ou ideia nova de forma diferente. Se você não for experiente ou em game design ou mesmo no sistema que está julgando, cada alteração pode simplesmente quebrar o jogo e destruir a diversão do grupo como um todo.


Lembro-me muito bem quando um grande amigo, Jordan, pediu por uma habilidade a mais para seu guerreiro. Ele bolou toda uma trama e um novo feat onde seu personagem iria construir uma lança especial que funcionaria como um arpão, pois ele tinha muita raiva de inimigos que fugiam, voavam e principalmente magos que teleportavam pelo campo de batalha. Conversamos, decidimos como seria a arma e a regra (que nada mais ficou sendo um improved bull rush ao contrário) e foi uma das melhores coisas que fizemos! O grupo adorou, meus inimigos se ferraram (quem me conhece sabe que adoro ver meus vilões se ferrando) e o jogo ficou ainda mais divertido.


Note que usamos uma regra já existente e apenas mudamos (no caso dela) o vetor de como ela funcionava. As regras nem o sistema foram quebrados e não precisei limitar uma ideia genial do jogador para melhorar o jogo como um todo.


Quem tiver alguma ideia e tiver dificuldades em aplicar (ou convencer o mestre) deixe seu comentário ou mande uma mensagem privada pela nossa página que tentaremos ajudar você com sua ideia.


Abraços e muito XP a todos.


#rpgdemesa #dicas

2 comentários