Mass Effect para Starfinder



Bem vindos a minha primeira adaptação do ano, dessa vez adaptando Mass Effect para Starfinder RPG. Sim, tenho uma promessa antiga de adaptar pra 7° mar, e um dia farei, mas enquanto ela não sai, vou jogar aqui uma pra você passar sua quarentena salvando a galaxia! Esse vai ser o primeiro de dois artigos contendo a adaptação. No segundo falaremos das principais ameaças do cenário e de organizações que podem ser aliadas ou antagonistas de sua campanha, e tambem listaremos alguns equipamentos novos, baseados no cenário de Mass Effect.

Starfinder é um jogo publicado pela Paizo, baseado no sistema d20 e com a proposta de permitir aventuras fantasticas através da galaxia. No brasil ele é publicado pela New Order Editora então usaremos o indice do mesmo para referenciar as regras, caso saiba ingles tambem é possivel encontrar o SRD gratuito na internet.


1. A Galaxia e aqueles que vivem nela


Durante incontáveis gerações a vida nasce e cresce e morre. E esse é o ciclo natural que permeia todo o universo de Mass Effect. E como parte desse ciclo as civilizações avançam ao ponto de partirem do seu mundo em direção ao espaço profundo e frio, e é nesse ponto que eles encontram os Mass Relay, ferramentas ancestrais que permitem a viagem através do hiperespaço. E é apartir daí que uma espécie se torna relevante dentro da galaxia. Abaixo são citadas as principais espécies aliens presentes no universo de Mass Effect, porem existem incontáveis outras em níveis diferentes de tecnologia que podem aparecer em uma campanha tipica.



ASARI

Nativas de Thessia um planeta cheio de Elemento zero, o que lhes garantiu um enorme potencial Biótico (Magias), as Assari são uma das espécies mais influentes e respeitadas na galáxia. Por causa de sua longevidade, que em alguns casos alcança um milênio, elas costumam ser mais observadoras e estudar aqueles com quem convivem. Como uma raça Monogênero, elas podem se reproduzir com parceiros(e parceiras) de qualquer espécie.

Use as mesmas Estatisticas dos Lashuntas (p.48, livro basico).


GETH

Uma raça artificial criada pelos quarians como trabalhadores e ferramentas para tornar sua vida mais confortável. com o tempo eles começaram a criar conciência e a questionar seus mestre ao ponto de sofrerem duras perdas em uma tentativa de exterminio causada por seus criadores. Porem devido a sua natureza (serem ligados mentalmente entre si) os geths conseguiram superar seus antigos mestres derrotando-os e ganhando assim sua liberdade. Embora sejam reclusos alguns deles podem acabar criando uma conciência mais individual e se aventurando pelo universo.

Use as mesmas Estatisticas dos Androides (p.42, livro basico).



QUARIAN

São uma expécia nômande de alienigenas conhecidos por sua grande capacidade com tegnologia. Devido a natureza do seu planeta de origem que não possuia muitos patogênicos eles acabaram sendo sucestiveis a doenças e infecções, o que faz com que necessitem usar roupas protetodas que impeçam o contato com o mundo exterior. A principao prioridade da sociedade quarian é a sobrevivência da sua frota já que eles não tem um planeta para onde voltar, isso faz com que muito de suaa cultura seja voltada a isso, inclusive com proibição legal de que familias tenham mais de 1 filho.

Estatisticas: INT+2, SAB+2, CON -2. 2PV. Tamanho Médio. Tecnólogo: +2 em Engenharia e Computadores, alem disso pode gastar 1 ponto de determinação para improvisar um conserto com uma ação de movimento(pemitindo que ele possa ser usado por até 1h antes de quebrar novamente). Visão na Penumbra. Fragilidade: Quarians recebem -4 em testes para resistir venenos e doenças, ou magias com efeitos similares.


KROGAN

Vinda de um mudo cheio de predadores ferozes com recursos escassos a espécie dos Krogan é extremamente forte e feroz. Porem sua inclinação par a batalha tambem foi a responsavel pela quase aniquilação de seu planeta natal, reduzindo-o a um ambiente árido e primitivo. Devido a o seu ritmo reprodutótivo rapido era possivel que uma fêmea pudesse ter até 1000 ovos fecundados por ano, o que fez com que os Salarian com medo que os Krogan vira-sem uma praga espacial criasem um virus conhecido como "Genophage" que matava as fêmeas da espécie antes do nascimento, reduzindo drasticamente as chances de natalidade da espécie. Isso fez com que os Krogas se tornasem egoistas e cheios de rituais para validade de um individuo como membro de honra de seu clã, e assim merecedor do direito a reprodução.

Use as mesmas Estatisticas dos Vesk (p.52, livro basico).


SALARIAN

Uma das primeiras raças a se juntar a cidadela, os Salarian são um povo com um metabolismo hiperativo que faz com que sejam muito áfeis e inteligenteas. Os salarians são uma raça bípede de anfíbios, com corpos altos e alongados, bem adaptados ao seu alto metabolismo.Sua econa é uma das menores das três espécies do Conselho, mas ainda muito maior que a Aliança Terrestre. Sua sociedade compensa a falta de quantidade de individuos através de uma superioridade na qualidade de suas tecnologias.

Estatisticas: INT+2, DEX+2, FOR -2. 4PV. Tamanho Médio. +2 em Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Metabolismo Acelerado: você recebe um bonus de +2 em Iniciativa e para resistir a efeitos de lentidão.

DRELL


Drell são humanóides com peles escamosa como a da répteis, que se originaram em um planeta árido e quente, porem nos ultimos séculos sua terra começou a definhar, na época a tecnologia dos drell não permitia viagem interplanetárias, então com o auxilio de outra espécie eles foram carregados para outro planeta onde formaram uma colônia. Infelizmente o lugar 90% é coberto por agua, o que causou um enorme problema para os Drell, já que a úmidade em excesso é letal para eles. Drell são profundamente religiosos, acreditando que eles têm almas separadas de seus corpos, e que coisas como doenças representam almas feridas. Eles tambem acreditam que seu corpo pode ser conduzido a fazer atos independente de sua alma, o que faz com que muitos não considerem assasinatos como crimes realizados pelos mesmos, mas por uma entidade conhecida como Thane Krios.

Estatisticas:+2 Con, +2 Dex, -2 INT. 4PV. Tamanho Médio. Couro rigido: +2 em testes para resistir a efeitos de calor/fogo e venenos. Passo do deserto (P.46)

TURIAN

Conhecidos por sua forte cultura de dissiplina militar os turians foram a terceira raça a se juntar ao conselho da Cidadela. Eles ganharam seu espaço após derortar os Krogan durante Rebelião Krogan. Eles tendem a ser mais altos que um humano com um formo longuilineo com aspecto reptiliano. Eles costumam ter taruagens espalhadas pelo corpo incluindo sua cabeça, que possui um aspecto metalico. Turians tendem a ter um forte senso do dever, todos sem excessão servem ao estado de alguma forma desde os15 aos seus 30, uma vida de servidão e dever tende a deixa-los desconfortavis em posições delliderança.

Estatisticas: +2 FOR, +2 DEX, -2 CAR. 4PV. Tamanho Médio. Trabalho em Equipe (Igual a habilidade Comutalismo, p. 50). Treinamento Militar: Todos os Turians recebem proeficiencia em armamento longo.


2. Classes e Poderes

Tudo que você precisa para salvar o universo é alguns amigos leais!

Dentro do Universo de Mass Effect existem diversos papeis que um personagem pode adquirir. Desde um militar linha dura que combate zumbis espaciais pela galaxia até ciêntistas, jornalistas e políticos que travam suas proprias batalhas para trazer soluções pra os problemas da sociedade. Starfinder comporta naturalmente todos esses tipos de personagens, mas para aqueles que desejam uma maior fidelidade as classes presentes no videogame você pode fazer algumas equivalencias dentro do sistema de starfinder, a seguir uma descrição das classes presentes em mass effect e como representar elas com as classes e poderes de Starfinder.

Soldado: Use a classe de mesmo nome em starfinder, utilize qualquer estilo de combate exceto Agressor Arcano.

Adepto: Utilize a classe mistico, entretanto utilize a conexão abaixo para uma versão mais fiel a Mass Effect.

Conexão Adepto: Divindades Associadas: nenhuma. Pericias Associadas: Misticismo e Sentir Motivação. Magias: 1°- Impulso Mental (throw), 2°- Explosão de força (Shockwave), 3°- Dissipar Magia, 4°- Armadura resistênte(barrier), 5° telecinese, 6° Singularidade Gravitacional . Habilidade: Utilize as mesmas habilidades sobrenaturais do Mistico Empático (P.86, livro basico), substitua as habilidades similares a magia por: 9° nivel - Arma Energizada: igual a habilidade de mesmo nome (P.120); 15° nível - permite utilizar a magia vôo como habilidade similar a magia; 18° nível - igual a Negar a Morte (P. 86);

Engenheiro: A escolha mais óbvia de classe em starfinder é o Mecânico. ele possui praticamente todas as caracteristicas do enenheiro de ME como uso de Drones, criar barreiras tecnológicas, dominar torretas, entre outras.

Infiltrador: Utilize a classe Operativo, especializaçõe recomendadas: Fantasma ou Hacker. Algumas multiclasses podem representar um maior domínio de habilidades de combate (soldado) ou tecnológicas (Mecânicos).

Sentinela: Utilize a classe Tecnomante. As magias da classe emulam tanto poderes Bioticos quanto Tecnológicos, sendo possivel encontrar todas as habilidades se ME em forma de magias ou habilidades de classe.

Vanguarda: Use a classe Solariano onde sua Arma solar representa seus punhos energizados. Uma opçao mais focada no uso de armas é utilizar a classe Soldado com o estilo de combate: Agressor Arcano.

Novo Arquétipo: Spectre (Special Tactics and Reconnaissance)

Agentes de elite que atuam como autoridades dadas pelo conselho da Cidadela, os Spectres estão envolvidos em missões de vida ou morte por toda a galaxia. Existem apenas alguns poucos membros desta organização em toda a galaxia, e eles atuam como uma força extraoficial, praticamente estando acima da lei. Entretanto caso o conselho averigue que os métodos do Spectre são muito escusos e causam uma perda de prestigio ao conselho, esse status pode ser revogado. Para termos mecânicos, utilize as mesmas caracteristicas do Percursor Starfinder.



3. A vida no universo de Mass Effect


No passado uma civilização avançada criou o que conhecemos como Mass Relays (Transmissores de Massa), sua origem se perdeu pelas eras, mas seus esforços permitiram que as demais espécies da galaxica prosperasem para alem do que sua tecnologia permitia. É através dos Mass Relays que a viagem espacial de longa distância pode ocorrer em uma velocidade viável para a comunicação e trocas entre as diversas sociedades alienigenas. E tambem é através dos Mass Relays que foi possivel achar a Cidadela (citatel).

Muitos acreditam que ela era o local onde vivia a raça dos criadores dos Mass relay, outros acreditam que foi um legado constuido para permitir a coexistência pacifica entre as centenas de espécies do espaço, e ainda há alguns que a vêem como uma ameaça para seu povo. De qualquer modo ela acabou abrigando diversos membros das espécies que evoluiram tecnologicamente para conseguir usar os Mass Relays, servindo assim como a base para o Conselho, uma organização que funciona como um tipo de Parlamento intergalactico, realizando a mediação dos problemas entre as diversas espécies sob sua tutela.


Mesmo após milhares de anos de ocupação a Cidadela guarda muitos segredos. Segredos que nem os mais talentosos cientistas e historiadores conseguiram desvendar. Mas certamente um desses segredos mais intrigantes são os Guardiões (Keepers), inteligencias artificiais que cuidam da manutenção da estrutrura da Cidadela, podendo serem vistas por qualquer um realizando trabalhos, dos mais simples aos mais complexos. Porem, pouco se sabe sobre eles.

Fora do espaço da Cidadela diversas sociedades prosperam em seus proprios mundos, incontáveis em formas de vida e atmosferas. Abaixo seguem alguns dos principais planetas do universo de ME. Você pode utilziar os Mundos do pacto presentes no livro básico de Starfinder como forma de representar mais planetas.

Sur’Kesh

O mundo natal dos Salarians é repleto de selvas com uma flora bastante rica e oceanos largos, lembrando bastante a Terra num estado mais pre-historico. O clima é bastante humido sendo chuvoso boa parte do ano, apenas algumas areas industriais se sobresaem, sendo onde os Salarians mantem sua estrutura social. Uma forma mais completa de adaptar Sur'kesh é utilizar as descrições e caracteristicas biológicas presentes em Castrovel, tanto no livro básico de Starfinder quanto no suplemento "Templo-dos-Doze".


Diâmetro: 13,418 km

Massa: x1

Gravidade: x0.9

Atmosfera: normal.

Dia: 21h Ano: 1.2 Anos.

Palaven

Um planeta coberto de cinza. É assim que a sociedade Turiana pintou seu mundo, com uma forte presença de poderio marcial, até em sua politica e arte. O ambiente possui uma forte radiação proeminente de minerais presentes na composição do mesmo, o que o torna prejudicial a outras espécies que cheguem aqui sem uma adaptação adequada.


Diâmetro: 17,980‬ km

Massa: x2

Gravidade: 1.1x

Atmosfera: Alta Radioatividade.

Dia: 28h Ano: 1.2 Anos.

Thessia

O mundo de origem ds Asari é conhecido como Coroa da galaxia. Uma sociedade republicana vive neste planeta repleto de elemento zero (um importante minério utilizado como combustivel para naves espaciais entre outros itens). Traços deste elemento é comum até na agua ou no ár que se respira.


Diâmetro: 2.050‬ km

Massa: x0,9

Gravidade: 1.1x

Atmosfera: normal.

Dia: 27h Ano: 0,9 Anos.

Tuchanka

Este mundo árido e quente é o lar dos Krogans, coberto por desertos alcalinos e cheio de predadores violentos, o ambiente parece uma terra de ninguem, devido a descruição do ecosistema cusada pelas gueras nucleares do passado. Tempestades de areia são comuns o que força os clans Krogan a viver em Bankers sob montanhas e cavernas. Você pode utilizar as caracteristicas do Planeta Akiton de Starfinder para simular problemas climáticos e a vida árdua de Tuchanka.


Diâmetro: 16,586 km

Massa: x2

Gravidade: 1.1x

Atmosfera: normal.

Dia: 21h Ano: 16 Anos.

Na proxima semana, não perca a conclusão desa matéria. =)

2 comentários

Receba nossas atualizações

  • Facebook | RPGNoticias
  • YouTube | RPGNoticias
  • Instagram | RPGNoticias
  • Twitter | RPGNoticias
  • Pinterest | RPGNoticias

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com