Grandes RPG que não são mais publicados que ainda amamos

Atualizado: Jan 27

uito do nosso amor por RPG vem de nostalgia. Uma campanha jogada nos anos 80 poderia ter regras terríveis e um mundo clichê, mas nos amamos ele mesmo assim.


FONTE: The Greatest Out-of-Print Tabletop RPGs That We Still Love


I

Infelizmente, a maioria de RPGs clássicos estão esgotados. Aqui veremos os melhores jogos perdidos. Se bem que esgotado é um termo complicado hoje em dia, já que a maioria está disponível em formato pdf. Sem dúvida quem procurar com gosto poderá encontrar uma cópia na internet. Neste caso, vamos chamar de “esgotado” os que não estão disponíveis em formato físico ou digital legal em qualquer loja.felizmente, a maioria de RPGs clássicos estão esgotados. Aqui veremos os melhores jogos perdidos. Se bem que esgotado é um termo complicado hoje em dia, já que a maioria está disponível em formato pdf. Sem dúvida quem procurar com gosto poderá encontrar uma cópia na internet. Neste caso, vamos chamar de “esgotado” os que não estão disponíveis em formato físico ou digital legal em qualquer loja.


Arduin Grimoire RPG

Arduin Grimoire


Vamos dar uma olhada pro passado distante de RPGs. Arduin Grimoire foi criado como um suplemento não-official para Dungeons & Dragons, adicionando novas raças, feitiços e sistemas modulares. Até houve uma controvérsia de direitos autorais, que foi resolvido em portas fechadas. O cenário tinha seu próprio estilo original e as regras difíceis fizeram que ganhasse muitos fãs. A arte primitiva do livro tem muito charme.


Paranoia RPG

Paranoia


Não há jogos lá fora com um cenário como Paranoia. Jogadores devem sobreviver dentro das rígidas (e constantemente mudando) regras estabelecidas pelo Computador, que reina sobre uma sociedade futurista que mora dentro de uma cúpula gigante. É tenso e brutal, mas ao mesmo tempo esta cheio de humor e cenas bizarras que cria uma experiência incrível. O status esgotado de Paranoia é um pouco vago; Mongoose Publishing parece ter eliminado a versão física e pdf, e nada oficial foi anunciado, mas recentemente descobrimos que haverá novos desenvolvimentos anunciados pela editora.


Star Wars D6 RPG

Star Wars D6


West End Games produziu o primeiro rpg de Star Wars em 1987, e é frequentemente citado quando pergunto qual é o jogo preferido das pessoas sobre Star Wars. Usa o sistema D6 (originalmente feito pro RPG de Ghostbusters), um fato muito admirado por gamers e designers de games. Em dez anos de vida, o RPG de Star Wars gerou mais de cem aventuras e sourcebooks, e até uma revista que continua hoje em dia. A maioria do universo expandido é baseado no material criado para este jogo.

Você provavelmente escutou este jogo ser referido como “FASERIP”, um acrônimo para os sete atributos básicos do jogo. Nostalgia é um fator grande aqui, já que o sistema não é tão bom. Mas minhas memórias do jogo (e de tantos outros gamers dos anos 80) estão ligadas a “Universal Results Table” e as pequenas miniaturas de papel.


Marvel SAGA RPG

Marvel SAGA


É realmente muito difícil para um jogo se esgotar e desaparecer completamente hoje em dia. A facilidade de achar PDFs e varias campanhas no kickstarter que trazem nova vida para jogos esquecidos, quer dizer que a maioria podem ser encontrados em algum canto da web…a exceção sendo jogos ligados a direitos autoriais fortes como Star Wars ou quadrinhos da Marvel. Uma vez que os direitos foram comprados por uma nova editora, versões velhas não podem ser impressos. É por isto que a decisão de Green Ronin de basear seu RPG de DC no já existente sistema de Mutants & Masterminds é brilhante.

Isto explica porque a saga Marvel é o segundo RPG licenciado na lista. É um jogo inovador que não usa dados, com jogadores usando cartas para criar personagens para resolver batalhas. Esta é um dos meus RPGs preferidos de todos os tempos, simplesmente porque o sistema é tão original e as cartas que causam circunstâncias que imitam as histórias dos quadrinhos.


Dragonlance SAGA RPG

Dragonlance SAGA


A saga Marvel foi baseado no sistema criado para o RPG Dragonlance: Fifth Age. Em quanto os dois jogos SAGA são muito raros e caros, este é particularmente difícil de encontrar. Eu ainda nunca vi uma cópia em pessoa, mas por alguma razão o preço baixou estes dias. Estou me preparando a jogar algum dia, mas alguns críticos da época acharam que o sistema de magia foi desajeitado e as aventuras publicadas não jogáveis.


DragonQuest RPG

DragonQuest


Nunca tinha conhecido essa joia, então perguntei pro game designer Jonathan Lavalle porque ele tem tantas boa memórias dele: “Mais do que nada, as regras de magia. Tentando de achar maneiras de trabalhar com eles, foi muito difícil e fez que seja usando eles um risco”, ele disse. Tenho que assumir que a arte fantástica ajuda muito. Parece que Cracked Magazine fez um RPG de fantasia, e isso não é uma crítica.


Chill RPG

Chill


Este é outro preferido meu que ninguém mencionou. Sempre vou amar Chill; eu joguei a segunda edição, de Mayfair Games, e usamos ele para recriar os X-Files com nossa própria equipe de agentes investigando eventos sobrenaturais. Estou triste que perdi a primeira edição, que teve suplementos narrados por Elvira. Porque tudo é 13 vezes melhor quando você adiciona Elvira.

5 comentários

Receba nossas atualizações

  • Facebook | RPGNoticias
  • YouTube | RPGNoticias
  • Instagram | RPGNoticias
  • Twitter | RPGNoticias
  • Pinterest | RPGNoticias

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com