Como lidar com viagens e encontros aleatórios em jogos de RPG de mesa?




Em uma conversa com um amigo, recebo a seguinte pergunta…

Guilherme Gaspari Canela diz uma coisa como vc costuma lidar com viagens nos teus jogos de rpg?

Bem, depois de conversar com ele, vi que daria um belo post para ajudar aqueles com duvidas quando tem que encarar de fazer uma aventura de uma longa viagem para o seu grupo de RPG. Então vamos lá.


Irei falar como faria para resolver uma viagem longa em alguma aventura de fantasia medieval, mas o conceito pode ser usado em outros tipos de aventuras. Quero deixar claro que eu gosto de montar tabelas e coisas aleatórias porque adoro coisas caóticas e orgânicas. A pergunta “O que será que encontraremos no caminho?” se torna uma real durante a campanha e pode gerar um sem numero de tramas paralelas.


Vamos imaginar que o seu grupo precisa ir de uma cidade a outra, tendo três opções de viagem. ( desconsiderando o famoso teleporte claro ).


  • Uma viagem de barco, aonde teriam uma viagem mais segura e que levaria 12 dias.

  • Seguir pela estrada em seus cavalos, levando 8 dias em uma viagem cansativa mas tranquila ( teoricamente )

  • Tentar cortar o caminho avançado por uma densa floresta. Caso tenham sucesso em navegar pela densa floresta podem chegar em cerca de 6 dias mas com a chance de encontrarem perigos e se perderem.

Viagem de Barco


Nessa versão, defini que a viagem de barco seria a mais segura porem a mais lenta. Sem duvida a embarcação teria um preço mais caro e ainda faria paradas em outros portos mas a quantidade de encontros seria bem menor. Pensando nisso eu bolo uma tabela simples.


A cada dia existe uma chance de 10% de encontro marítimo, que pode ser. O * indica que o encontro tem 50% de chance de ser noturno.


Tabela de Encontro


  • Barco Magistrado: Um navio ou mesmo uma pequena frota responsável pela segurança da costa. Podem parar o barco para procurar contrabando, podendo ou não gerar algum tipo de conflito. Será que o barco que os personagens escolheram esconde um perigoso assassino? Não seria um barco de contrabandistas? Talvez um heróis esteja sendo procurado e irá descobrir apenas agora?

  • Tritões Curiosos: Alguns tritões entram em contato amistoso com o navio após o mesmo entrar em seu território. Uma boa chance de introduzir um NPC novo, rolar um comércio exótico ou apenas mostrar uma raça nova e curiosa. Troque tritões pela sua raça submarina preferida se quiser.

  • Tempestade: Nenhuma viagem de navio seria completa sem uma oportunidade de tempestade daquelas de dar medo. Use as regras do sistema e cause o máximo de situações aonde os PC podem brilhar ao tentar ajudar a tribulação a sobreviver ao maior perigo dos mares.

  • Aparição de Navio Fantasma: Sem dúvida um clichê clássico e clássicos sempre dão certo. O evento pode envolver combate, mistério ou mesmo uma fuga espetacular. Pense nesse encontro como algo misterioso do seu cenário. Mude para uma Baleia Falante, Um pescador imortal que anda sobre água ou algo bizarro assim.

  • Cardume de Baleias:  Uma enorme quantidade de baleias estão bem no trajeto do barco. Elas podem fazer o barco se atrasar, criar um dilema quando alguém sugere matar algumas para assustar elas, elas são um aviso de um problema maior a frete. Esse deverá ser um encontro apresentando algo sobre a região que jogam enquanto tentam passar por um desafio de decisão moral ou intelectual.

  • Navio Pirata: Simples. Porrada.

  • Ataque de Homens-Peixes: Todo sistema de fantasia medieval costuma ter algumas criaturas malignas e aquáticas. Use e abuse delas. Use táticas de guerrilha, ataques noturnos e o fato delas respirarem embaixo da água, sabotando o barco e causando mortes misteriosas.

Viagem de Estrada



Aqui seria a escolha mais tradicional e pratica. Não teriam muitos gastos e tem uma certa segurança por viajaram em uma estrada civilizada e protegida pelo reino.

A cada dia existe uma chance de 15% de haver um encontro. Em estradas, geralmente existem postos avançados que servem como estalagens de estrada, por isso podemos descartar encontros noturnos. Caso ele tenham que acampar,  jogue 50% nos encontros com * para descobrir se foi um encontro noturno.


Tabela de Encontro

  • Mercadores: Uma caravana de mercadores se encontra com os aventureiros. Podem pedir ajuda para chegar até a próxima vila, a filha de um dos guardas pode ter sumido ou mesmo ser apenas uma boa oportunidade para comercio.

  • Aventureiros: Outro grupo de aventureiros esbarra com os jogadores. Podem rolar trocas de informação, apresentações de novos NPCs e quem sabe uma dica sobre alguma masmorra com um grande tesouro pelas redondezas?

  • Ciganos: Ciganos ou outro povo itinerante estão acampando perto da estrada e acabam chamando os jogadores para passar uma noite em festejo. Furtos, romance, dança e tudo mais pode acontecer nessa noite.

  • Escravo Fugitivo: Um escravo que ainda está com uma das algemas no braço esquerdo está desidratado e bem machucado aparece no meio da estrada. Parece que ele está fugindo de escravagistas. O que os personagens farão?

  • Movimentação de Tropas:  Uma grande tropa ( que pode ser do reino local ou de um grupo de mercenários ) faz sua movimentação pela estrada. Será o começo de uma guerra ou a previsão de um grande problema?

  • Bandidos: De novo simples. Porrada. ( Eu adoro usar bandidos bem fracos SEMPRE. Se os heróis forem muito fortes e desconhecidos, é muito bom ver a satisfação de vencerem facilmente inimigos que já causaram problemas antes. Se forem famosos, os bandidos aparecem e já fogem criando um encontro cômico. )

  • Bulette: Esse predador é um dos que mais adoro usar contra PC quando quero um bom desafio. Ele “nada” sob a terra, pode atacar forte e fugir ( e voltar de surpresa ) e ainda por cima tem um visual muito fera.

Viagem pela Floresta



O mais importante na viagem pela floresta ( ou outro terreno inóspito e selvagem ) é a necessidade de se preocuparem com rações e principalmente em não se perderem. Recomendo um teste diário de sobrevivência ( ou pericia/teste similar ) para não se perderem. Caso se percam, faça que andam um dia a mais a ermo e adicione outro dia para chegarem no destino ( afinal terão que voltar para o caminho certo ). Claro, eles se perderem pode ser uma ótima chance para encontrarem uma ruína perdida 😉

A cada dia role dois D100. O primeiro para encontros durante o dia (25%) e o segundo para encontros de noite ( 20% )


Numa floresta eu costumo ir ate o livro de monstros ou bestiário e escolher uns 10 monstros que usam o terreno em questão.  Coloco em ordem crescente e monto a tabela. Farei uma tabela usando monstros encontrados no site Pathfinde SRD para o exemplo. Recomendo fazer a tabela pensando na ecologia da floresta, como já falei na matéria Como construir masmorras para seu RPG de Mesa. Leia as descrições com atenção e use as informações para pensar em qual seria a melhor forma de encontrarem cada tipo de criatura.


Tabela de Encontro

  • Tribo Local: Durante a caminha eles acabam entrando num território de alguma tribo local. Ela pode ser hostil, amistosa ou simplesmente curiosa. Abuse de raças exóticas ou faça um tradicional encontro com índios. Da para explorar muito um encontro desses e ainda montar uma mini aventura para ajudar a tribo.

  • Areia Movediça: A Areia movediça sempre é a primeira coisa que me vem como problema natural, mas pode ser qualquer coisa ( inclusive magica ) que ofereça um risco para os personagens e mostrem o quão perigoso é o lugar. Plantas venenosas também ajudam muito.

  • Portal da Lua: Aqui eu coloquei um Portal da Lua, que seria um circulo divino de pedras mágicas que serve para fazer rituais em certos períodos lunares por alguma ordem Druida local ( ou algo do gênero ). A ideia aqui é criar uma experiencia com algo magico e misterioso que anda acontecendo na floresta. Eles podem chegar no meio de um sacrifício, presenciar o ritual da invocação de um lobisomem meio demônio ou coisas do tipo. Seja criativo e divirta-se

  • Kobolds: É interessante usar a habilidades deles de fazerem armadilhas aqui. Caso role um encontro com Kobolds, faça os heróis entrarem numa área cheia de armadilhas e Kobolds ariscos e guerrilheiros.

  • Outras criaturas: Cada uma das outras criaturas você vai seguindo a mesma ideia. Não se prenda apenas em jogar os monstros em cima dos jogadores. De vida, monte um habitat e motivos para os ataques.

Como usar essas tabelas


Darei algumas dicas de como usar as tabelas, mas lembrem-se… não são regras, apenas sugestões. use tudo isso para inspirar sua aventura ( ou use como está, você que manda! ).


A primeira coisa que faço é descobrir a opção que os jogadores sobra a viagem. Sabendo do tempo de viagem eu jogo antecipadamente TODOS os dias para saber sobre os encontros. No caso de uma viagem pela floresta eu jogo 50% a mais de dias, para o caso deles se perderem. ( Na realidade, como eu ADORO estar preparado e não perder tempo, eu costumo jogar encontros para todas as opções de viagem previamente ).


Durante a viagem, eu gosto de lançar informações aos poucos, com a necessidade ou não de testes, sobre os possíveis encontros. Uma rolagem de percepção do nada, animais se movimentando estranhamente, cheiros incomuns, tudo para dar uma chance dos personagens anteciparem o problema e darem uma chance de evitarem ou mesmo emboscarem alguns possíveis inimigos.


Aproveite a viagem para descrever bem a região destacando as belezas naturais, animais mais comum encontrados, ruínas de construções antigas ou batalhas recentes  e os possíveis tipos de comida que poderiam encontrar durante a viagem ao caçar. Fazer a viagem ficar viva é importante para eles se sentirem em transito. Lembre-se de descrever o desconforto de dormir no relento quando puder, ou do enjoo que as embarcações causam. Faça eles notarem o quanto é diferente a vida na cidade e na natureza. ( Ver videos de exploração da National Geographic no youtube irá ajudar muito ). Claro, personagens como Druidas e outros com ligações direta com a natureza tem a chance de brilhar nessa hora.


Com relação as criaturas e combate, evite a tradicional “chuva de bandido” aonde os monstros e vilões aparecem do nada. Use as regras. Em Pathfinder por exemplo, existe uma penalidade de distancia para testes de Perception. use elas para saber da onde um teste alto de percepção pode ter identificado alguns bandidos escondidos. O monstro pode ser encontrado ferido de outro combate ou mesmo apenas morto deixando no ar quem poderia ter matados ele ou eles. Abuse da criatividade!


Por último e talvez mais importante. Lembre seus jogadores que FUGIR é uma opção bem real. Eu falo isso pois eu nunca equilíbrio viagens e encontros aleatórios de acordo com meus jogos de RPG de mesa. Eu gosto de dar a sensação de que o mundo é vivo, um verdadeiro sandbox aonde qualquer coisa pode acontecer. Inclusive um Dragão Verde aparecer para um grupo de 3o Nível. O risco de perder a vida sempre aumenta a adrenalina quando você rola ( ou finge que rola ) encontros aleatórios.


Conclusão


Eu costumo usar tabelas ( as prontas ou algumas que eu criei ) em campanhas aonde eu sei que os personagens irão passar pelo mesmo lugar sempre. Altero elas de acordo com a historia, mas geralmente elas ficam sempre as mesmas, alterando apenas quando os próprios jogadores alteram alguma coisa significante no cenário.


Elas também serão muito úteis para você não ser pego de surpresa quando os personagens decidem explorar a Floresta do Silencio Eterno por terem entendido uma pista de forma errada e sempre estarão prontas quando s personagens andarem pelos mesmos caminhos.

A maioria dos sistemas tem regras e dicas de como criar suas tabelas de encontros aleatórios, e sempre aconselho vocês a usarem aquilo que vem com o material do jogo de RPG que vocês usam. Geralmente são produtos testados e feitos por quem trabalha com isso. Pessoalmente eu ADORO passar horas fazendo aventuras e detalhando encontros aleatórios das varias regiões ( que me fazem ter muitas ideias para outras aventuras ). É bem relaxante e divertido para mim e esse post eu faço para aqueles que sentem o mesmo.


E você? Como você resolve as coisas quando personagens viajam? Usa encontros aleatórios?


Um grande abraço e muito XP a todos.


Receba nossas atualizações

  • Facebook | RPGNoticias
  • YouTube | RPGNoticias
  • Instagram | RPGNoticias
  • Twitter | RPGNoticias
  • Pinterest | RPGNoticias

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com