Receba nossas atualizações

  • Facebook | RPGNoticias
  • YouTube | RPGNoticias
  • Instagram | RPGNoticias
  • Twitter | RPGNoticias
  • Pinterest | RPGNoticias

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

Como Jogar RPG de Mesa - Iniciando Aventuras com Pontos em Comum

Vamos ver como usar pontos em comum em uma historia para juntar o grupo de uma forma mais dinâmica e bem mais fácil para começar uma partida de RPG de mesa.


Uma das dúvidas frequentes que vejo no grupo de Facebook é na hora de montar sua primeira aventura. Sempre surge o problema de como juntar todos os personagens para começar. Irei dar uma dica rápida e que adoro usar na maioria das campanhas que começo ou principalmente em aventuras rápidas, tipicas de eventos ou para testar um sistema novo de RPG.


Para começar uma aventura usando pontos em comum é simples, apenas requer um certo preparo, mas da pra fazer a coisa toda em conjunto com os jogadores, que alias é a maneira que prefiro e recomendo.


Primeiro pense na aventura que irá inciar o jogo e note coisas importantes sobre ela, suas buscas, desafios e/ou NPCs.


O plano é criar um objetivo em comum com todos os personagens, um motivo pelo qual eles iniciariam sua primeira jornada que poderá se tornar uma longa campanha ou uma curta e fatal missão. Assim que bolar esse ponto em comum entre os personagens, basta preparar ele dentro do cenário e avisar a todos ANTES deles montarem suas fichas, pois pode ser algo que acabe influenciando a criação da mesma. É uma oportunidade para você já lançar o tema de sua aventura/campanha.


Ainda não ficou claro? Ok, vamos seguir alguns exemplos.


Elenis é um meio elfo famoso na cidade de Thornwhipe por estar sempre endividado e por algum motivo sempre escapar das encrencas que se enfia. Também é conhecido por conhecer todos na cidade, principalmente se forem pessoas envolvidas no crime ou diretamente com a guilda de Ladrões Filhos da Lua. Cada um de vocês irá começar a aventura em busca de Elenis, seja para cobrar uma divida com você ou um patrono, seja porque ele é seu melhor amigo e descobriu que alguém está atrás dele, por ele saber de algo ou alguém de que você precisa de informação ou coisas do tipo. O ponto é, todos estão atrás de Elenis, cada um por um motivo mas que acabará sendo algo em comum.

Thomas Kelguer é um jornalista mortal que estava chegando perto de quebrar a mascara, mas que foi impedido a tempo e de forma pacifica, quando acabou sendo demitido do seu jornal sem causa aparente. Hoje, entretanto, ele foi encontrado morto em uma cena grotesca e para piorar seu notebook que continha suas fontes e informações está perdido. Cada vampiro tem um motivo para descobrir o que aconteceu, Thomas pode ter sido um colega mortal, um amante, os dados de seu notebook podem incrimina-lo ou mesmo mostrar que você era uma das fonte. O ponto é que todos precisam descobrir o que aconteceu com Thomas e por as mãos no notebook. Acabarão tendo que trabalhar juntos e ainda escondendo suas reais intenções.

Como podem ver, o segredo é criar um problema, seja com um NPC, um item ou lugar, aonde todos tem seus objetivos e logo você tem uma primeira aventura praticamente feita. Durante a criação de seus personagens, essa motivação geralmente acaba influenciando suas fichas e os vínculos com cada um dos personagens se houver.


Caso nunca tenham feito algo desse tipo, espero que tenham gostado e estarei a espera de saber como foi que rolou na mesa de vocês. E deixo aqui um desafio. Comente com uma ideia de inicio de aventura usando pontos em comum nos comentários para adicionar exemplos para o pessoal que acessar esse post.


Um abraço e muito XP a todos.

1 comentário