Violentina – Um jogo de RPG com tempero de Tarantino

Violentina – Um jogo de RPG com tempero de Tarantino

Ficha Técnica

Autor: Eduardo Caetano
Editor: Rafael Rocha
Editora: Secular Games
Estilo: Jogo Narrativo
Ano de Lançamento: 2011
Páginas: 138
Prós: Jogo rápido, não precisa de preparo, temática inovadora
Contra: Leitura inicial complexa, pode ofender os mais sensíveis ( mas não acho um contra forte )
Site: secular-games.com/tag/violentina
Facebook: ViolentinaRPG
Aonde comprar:

violentina-cliche

Violentina é um jogo de RPG bem diferente do que a maioria de vocês deve estar acostumado. Em primeiro lugar, não temos um Narrador pré definido. Isso mesmo, sem Mestre, DM, Narrador ou qualquer outro termo. Durante o jogo cada um terá a chance de ser o narrador de uma cena enquanto os outros terão de representar seus clichês caso estejam na cena.

Sim, clichês e não personagens, pois outra diferença é que o que deveria ser o SEU personagem é chamado de clichê nesse jogo e ele não é seu, ele é da historia. Uma historia que todos irão criar juntos com muita violência, vícios, volúpia que um filme típico de Tarantino merece.

O livro tem é escrito de uma forma casual, quase uma conversa com o leitor e por muitas vezes você irá se pegar rindo junto com o texto irônico e criativo do livro, que faz de tudo para você já entrar no clima de Violentina.

Numa primeira leitura eu confesso que me confundi um pouco e até achei um pouco confuso, mas logo descobri que era apenas por não estar acostumado com essa dinâmica inovadora de jogo de RPG. Durante a primeira partida que tive com a ilustre Lirio e a querida Clarissa, nada pode ser mais simples e rápido do que jogar uma partida de Violentina.

O jogo começa já na criação dos personagens ( que a partir de agora usarei o termo correto do jogo, clichês ) aonde descobrimos que tipo de pessoas irão participar da historia e aonde a mesma começa a tomar forma. Depois dessa primeira fase, já temos uma ideia geral do que está para acontecer e quem está participando.

Em seguida se dá uma experiência fantástica!

As regras do jogo facilitam tudo e permitem até mesmo a pessoa sem a menor imaginação ter ganchos e ideias para dar continuidade na historia, e cada um tem a chance de dirigir uma cena para montar a historia em cima do que já foi criado. Violentina ainda permite que cada jogador possa interferir na narrativa desde que esteja disposto a arriscar ou gastar um pouco de seus recursos,a fazendo toda a narrativa criar vida rapidamente e a empolgação crescer.

É um jogo perfeito para se jogar uma famosa partida de One Shot, aonde em 4 ou 5 horas é possível reunir alguns amigos e criar um roteiro fantástico para um filme violento e divertido.

Sinto que irei voltar a falar mais de Violentina no blog, mas por enquanto deixo vocês com o sumario e os Clichês que criamos para vocês terem uma ideia de como foi a partida.

Também deixo alguns downloads para vocês poderem testar o jogo

Lirio: Participou com a Ilustre Criminosa L, uma possessiva mulher que tem como principal interesse ficar rica do jeito mais rápido e fácil enquanto guarda um grande rancor do Delegado Marcos, o Midas, um antigo amante de adolescência.

Clarissa: Entre na historia como Rasputina é uma típica Femme Fatale, linda, sensual e que sabe usar seus dons. Uma pena que sua alma é hedionda e todos que passam perto dela a desejam apenas para ter uma morte dolorosa.

Leandro: Criou Marcus, o Midas, um possessivo Delegado da cidade que é famoso por transformar em ouro tudo o que toca, tamanho ;e seu empenho em crescer na vida. Tudo dentro da lei, pelo menos para o publico.

SINOPSE

Um cadáver, uma herança furtada e um grande segredo trancado a sete chaves no cofre de um banco.

A trama inicia-se dentro das quatro paredes de uma mansão habitada pela burguesia criminosa de “A Cidade”. Rasputina, malévola jovem possuinte de uma beleza extraordinariamente exótica e fatal, completa uma importante ligação e joga-se na cama exausta por terminar mais um de seus trabalhos desempenhado com maestria: Matar. Enquanto do outro lado da cidade, Marcos O Midas, um delegado corrupto se vê submerso em sua possessão por Rasputina enquanto serve-se de mais uma dose de Bourbon, observando seu reflexo límpido preenchendo a borda do copo.

Não tão distante dali, “L”, líder de uma facção criminosa, percebe que alguém está tramando contra ela, mas como num clássico, mantém o pensamento fixo na única coisa que a mantém viva, o dinheiro, e começa a mover as peças desse jogo sanguinário que se chama vida.

Três histórias distintas, enlaçadas de maneira amargamente sedutora e gananciosa. Este triângulo marginal terá de passar por poucas e boas para conseguir obter aquilo que realmente querem. Violência, volúpia e vintém.

Com isso tivemos ótimas 4 horas de historia com um final surpreendente depois de lutar, diálogos incríveis e dois guardas costas gêmeos sendo um albino.

Para finalizar, um digno tributo ao mestre Tarantino

Previous AD&D Japonês – RPG de Animes e Dragões
Next Jambô está com site novo

About author

Leandro Pugliesi
Leandro Pugliesi 229 posts

Mestre desde 1992, já narrou quase todo sistema possível, mas atualmente tem um carinho especial por Pathfinder. Sua tara é narrar campanhas épicas e testar sistemas novos

Review do editor

Arte
2.5/5
Texto
3/5
Sistema
4.5/5

3.33

Average
3.33
Sumário

Melhor opção para pegar e jogar na hora com um grupo de amigos. Rápido, divertido e violentina!

Você pode gostar também de

Cypher System 2 Comments

Cypher System – O Sistema genérico vindo de Numenera e The Strange

Começaram hoje a pré-venda de um esperado sistema de RPG que está para sair. Cypher System. Totalmente baseado nos premiados jogos Numenera e The Strange, Cypher System promete trazer a

Noticias e Mais 53 Comments

Download – Coleção Dragão Brasil Completa

Recentemente o blog Action Comics lançou um torrent com todas as revistas da Dragão Brasil ( Incluindo especiais ). Fui instantaneamente atacado por uma enchente de nostalgia. Comprei a maioria das

Recursão 2 Comments

Grupo de Ajuda a DMs: EP 01 ( legendado )

A Wizards começou uma série de videos de um grupo de suporte aos DMs, usando de humor para explicar algumas coisas para os novos jogadores e narradores.

0 Comments

Sem comentários ainda!

Você pode ser o primeiro a comente nesse post!

Deixe um recado