Os mais jogados do Fantasy Grounds em 2017

Os mais jogados do Fantasy Grounds em 2017

Todo ano o Fantasy Grounds divulga dados sobre quais jogos são os preferidos em sua plataforma. Com os dados desse ano, vemos que D&D 5e continua a crescer na plataforma outrora dominada por Pathfinder e Savage Worlds.

D&D 5e foi de 58% dos jogos em 2016 para 64% em 2017. Pathfinder e Savage Worlds permanecem estáveis com a mesma quantidade de jogos.

Fantasy Grounds

Uma plataforma de jogo online, Fantasy Grounds só permite jogadores gratuitos com um DM ultimate (o nível de inscrição mais caro). Além da assinatura, um mestre precisa comprar os módulos para os jogos, com preços próximos dos livros físicos. Embora essas características tornem o Fantasy Grounds uma das opções mais caras para jogar RPG online, ele é uma ferramenta robusta com grande variedade de jogos disponíveis pelas vias oficiais.

Starfinder?

A ausência do megahit Starfinder da lista pode parecer estranha. Mas isso acontece por falta de suporte oficial para Starfinder no Fantasy Grounds – quaisquer jogos da linha são realizados sob a bandeira CoreRPG ou MoreCore.

A batalha dos genéricos

Entre os três jogos genéricos de maior impacto no Fantasy Grounds, Savage Worlds desponta de longe como o mais jogado. Com quase 40.000 jogos, ele fica adiante até mesmo de Chamado de Cthulhu, qualquer edição de D&D além da 5e, Warhammer e Star Wars Fronteira do Império. Existe uma grande identificação entre as marcas Savage Worlds e Fantasy Grounds, o que ajuda na integração, estabelecendo Savage Worlds como o verdadeiro rei dos genéricos na plataforma.

GURPS tem pouco mais de 6000 jogos (seis vezes menos que Savage Worlds) enquanto Fate tem pouco mais de 2000 jogos. Principalmente no caso de Fate isso não é surpreendente, já que é muito mais barato e prático jogar Fate em outras plataformas (como o Roll20).

Entrando nessa

Para os interessados em Fantasy Grounds, ele pode ser adquirido via assinatura na página da empresa. Ele também pode ser comprado na Steam. Na data de publicação desse artigo, 4 de janeiro, todos os conteúdos de Fantasy Grounds estão em promoção via Steam, devido à promoção de fim de ano.

Previous RPG GRÁTIS!! Modiphius posta vários quickstarters DE GRÁTIS!
Next Conto: A Última Verdade

About author

Shinken
Shinken 294 posts

Thiago Rosa Shinken é escritor e tradutor freelancer de RPG, já tendo trabalhado várias editoras no Brasil e nos EUA. Ele joga RPG desde os 9 anos, é fã de punk rock, nunca dispensa uma cerveja de trigo e torce pelo Fluminense.

Você pode gostar também de

RPG Notícias 0 Comments

Entrevista com Giselle Almeida – Ilustrador de Crônicas RPG

Giselle Almeida é uma ilustradora de mão cheia e integra a equipe de Crônicas RPG, desenvolvida pelo escritor Pedro Borges, o ilustrador Caio Monteiro e o designer Gráfico Andreas Avancini. Confira

RPG Notícias 3 Comments

Os cinco RPGs mais vendidos do outono americano

A ICv2 lançou sua nova lista dos cinco RPGs mais vendidos nos EUA, cobrindo o período de setembro a dezembro de 2015. A lista é formada através de entrevistas com distribuidores,

RPG Notícias 0 Comments

Elemental Evil

Como já havíamos mencionado, o próximo tema de D&D é Elemental Evil. Temple of Elemental Evil é uma das mais famosas e queridas aventuras de D&D, escrita em 1985 por Gary Gygax

2 Comments

  1. Bruno_2020
    Janeiro 05, 12:54 Reply
    Shinken antes de mais nada parabéns pelo post Mas existe alguns comentários que preciso fazer, proprietários da versão Full suportam 1 jogador que contenha a versão Demo do FG. Os Rulesets (Conjunto de Regras) que são o carro chefe do Fantasy Grounds são o D&D 5E e o Savage Worlds e agora o mais novo membro é o Pathfinder RPG que em breve terá o Starfinder para a plataforma. Fico feliz do GURPS ter um público ainda e mais feliz ainda pois existe a possibilidade dele se tornar conteúdo oficial do Fantasy Grounds, com direito a módulos e automações :D
  2. Gainux
    Janeiro 05, 13:45 Reply
    Fico contente em ver matérias sobre o Fantasy Grounds em português. Porém, é preciso fazer um esclarecimento: os mestre não precisa comprar os módulos para jogar (isso é verdade no caso do D&D e muitos outros sistemas). Os rulesets da 5E, 3.X e 4E vem com a licença ultimate. Já os módulos têm o conteúdo dos livros oficiais prontos para serem usados integrados ao FG. Assim, se o mestre quiser ter todas as fichas e lore dos monstros do MM prontos para serem usados no FG pode adquirir este módulo. Sem o módulo o mestre terá que montar as fichas dos monstros manualmente no FG para usa-los no jogo. Ou seja, o módulo só poupa trabalho do mestre, mas não são uma necessidade para jogar. Além disso, o FG vem com conteúdo SRD da 5E e 3.X (incluindo todos os monstros disponíveis no SRD, com fichas e tokens), o que, convenhamos, é bastante material para jogar. Portanto, os módulos facilitam a vida do mestre e jogadores, mas não são um requerimento para jogar pelo Fantasy Grounds.

Deixe um recado