Nova edição de RuneQuest! | RPG Notícias
Nova edição de RuneQuest!

Nova edição de RuneQuest!

Nem Runequest 4 nem Runequest 7; Runequest: Adventures em Glorantha

A Chaosium anunciou uma nova edição de Runequest, com lançamento para o natal de 2017. Os direitos de RuneQuest e do mundo de Glorantha estavam com a Moon Design Games, mas agora que a Chaosium adquiriu a Moon Design eles voltaram para casa. Mas o que é RuneQuest e por que você deveria se importar com isso?

Origens

O mundo mítico de Glorantha, criado por Greg Stafford, tem mais de cinquenta anos de história. É um mundo na Idade do Bronze, onde a mitologia adquire vida e há aventura a cada passo.

Glorantha foi apresentada ao mundo pelo jogo de tabuleiro White Bear and Red Moon, de 1975. O jogo de RPG RuneQuest veio em 1978, sendo um dos pioneiros do hobby. RuneQuest foi o primeiro a ser baseado em perícias, não tinha classes e usava as mesmas regras para monstros e personagens jogadores. Essas inovações de RuneQuest são extremamente comuns hoje em dia, talvez tão influentes em termos de game design quanto os sistemas de classes e pontos de vida de D&D. Os autores dessa primeira edição foram Steve Perrin, Ray Turney, Steve Henderson, Warren James e Greg Stafford.

RuneQuest teve uma história de publicação relativamente tranquila até a quarta edição, quando sofreu com problemas de direitos, compras de empresas e foi sufocada sob o peso do sistema d20 quando seus direitos de publicação caíram nas mãos da Hasbro.

 

Resultado de imagem para white bear and red moon

Glorantha Classics

Fãs de Glorantha podem estar preocupados com o andamento das versões atuais de RuneQuest e HeroQuest. Não há motivo para alarde: os produtos antigos continuam disponíveis para compra, agora pela loja da Chaosium. Também foi prometido que eles serão compatíveis com a nova edição, mas nesses casos é sempre melhor esperar para ver.

Entre os livros da Moon Design que se encontram agora à venda na Chaosium está Guide to Glorantha, de 2015, que ganhou o Diana Jones Award. Em dois volumes somando 928 páginas (!!), o guia é uma verdadeira enciclopédia de Glorantha. Além de coletar conteúdo desenvolvido ao longo das décadas, o livro acrescenta material inédito.

E em português?

Confirmamos que uma editora brasileira está interessada na nova edição de RuneQuest. A licença está em processo de negociação. Assim que o contrato for concretizado dizemos qual é a editora.

RuneQuest Hardcover bundle

Previous D&D e FATE RPG - Jogadas do destino
Next In Nomine Brasil – Coro Lilins

About author

Shinken
Shinken 271 posts

Thiago Rosa Shinken é escritor e tradutor freelancer de RPG, já tendo trabalhado várias editoras no Brasil e nos EUA. Ele joga RPG desde os 9 anos, é fã de punk rock, nunca dispensa uma cerveja de trigo e torce pelo Fluminense.

Você pode gostar também de

Colunas 2 Comments

Vin Diesel conta sua experiencia jogando D&D

O Famoso ator Vin Disel comenta sobre sua experiencia jogando Dungeon and Dragons e como isso ajudou ele em sua carreira como ator.

Noticias e Mais 0 Comments

Uma esperança para Pathfinder Online

Apesar de 2015 ter sido um ano extremamente forte de vendas para Pathfinder em RPG, quadrinhos e acessórios, a linha sofreu um golpe forte quando Ryan Daccey saiu da Goblinworks

Noticias e Mais 1Comments

Crônicas RPG – Projeto de RPG nacional

Crônicas é o novo sistema de RPG Nacional com um foco em Fantasia medieval que está para ser lançado, caso o financiamento coletivo de certo. Sua equipe conta com: Pedro

2 Comments

  1. RPG Nacional é Piada!!
    abril 18, 09:44 Reply
    Como sempre o Brasil ficando atrás quando se trata de lançar jogos. Preferem criar sistemas/cenários patéticos do que traduzir jogos realmente bons, saudade em que apenas bons escritores publicavam seus RPG's. Hoje qualquer um pensa que é game designer....
  2. GunnuX
    maio 20, 13:13 Reply
    RPG Nacional é Piada!! Concordo com você mas tem alguns brasileiros que fazem parte da exceção (Terra Devastada e Crônicas RPG)!

Deixe um recado