Glossário de RPG

Glossário de RPG

[dropcap background=”yes” color=”#333333″ size=”50px”]M[/dropcap]ontaremos aos poucos um Glossário de termos sobre RPG, explicando o que significam, de qual sistema venho o termo e o que mais for conveniente.

Caso tenha algo que acha que deveria estar aqui ou algum termo que ainda não conhece e não achou, basta deixar nos comentários ou mandar um comentário na nossa pagina do facebook.

Abraços e muito XP a todos.

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A

Aventuras (link|top)
Uma série de encontros interligados, normalmente jogada em uma ou duas sessões aonde os PCs tem que ultrapassar vários tipos de obstáculos para avançar na historia. Aventuras podem ser ligadas entre si e Elminsterformar uma campanha. ( Sinônimo de cenário e as vezes chamado de modulo.

Ação (link|top)
Algo que o seu personagem pode fazer em um determinado espaço de tempo, como uma rodada de combate.

B

C

Campanha (link|top)
Uma série de aventuras interligadas, normalmente com um tema central ou narrativa que liga todas junto.

Cenário (link|top)
Uma série de encontros interligados, normalmente jogada em uma ou duas sessões aonde os PCs tem que ultrapassar vários tipos de obstáculos para avançar na historia. Aventuras podem ser ligadas entre si e formar uma campanha. ( Sinônimo de Aventura )

Combate (link|top)
Um combate acontece geralmente entre PCs e NPCs ou PCs e monstros. Geralmente é dividido em turnos ou rodadas e por definição a vida de cada personagem  ficam a perigo durante  o combate.

D

E

Encontro (link|top)
Uma série de eventos interligados aonde os PCs fazem ( ou tem a oportunidade de fazer ) algo de importante para a historia do jogo. Ir em uma festa da realeza pode ser um encontro já abrir uma fechadura não. Ligar varios encontros é o modo mais básico de se fazer uma aventura. Encontros podem ser aleatorios ou status quo

Encontro Aleatório (link|top)
É um encontro que não foi escrito ou previso durante a aventura e por ventura acabou sendo aleatório e normalmente acontece após uma rolagem de dados em uma tabela pré definida de encontros possíveis. É o oposto de encontros de status quo.

Encontro de Status Quo (link|top)
Um encontro pré planejado como parte de uma aventura. O oposto de uma encontro aleatório.

F

G

GM (link|top)
É a sigla para Game Master ( Mestre do Jogo ). É o jogador que tem que guiar os jogadores através de aventuras e descrever o mundo do jogo, cenários, NPCs  e tudo mais para fazer os jogadores se sentirem dentro do jogo.

H

I

J

Jogadores (link|top)
Jogadores são todos aqueles envolvidos em um jogo, mas o termo é usado para descrever todos menos o GM. Cada um normalmente joga com um personagem dentro da historia.

K

L

M

Modulo (link|top)
Um termo antigo para aventura ou cenário

N

NPC (link|top)
Sigla para Non-Player Character ( Personagem não Jogador, ou PnJ ) Qualquer personagem que aparece no mundo ou cenario do jogo que não é um PC. NPCs são quase sempre interpretados pelo GM, mas as vezes podem ser controlados pelos jogadores ( como seguidores por exemplo ).

O

P

Personagem (link|top)
Todo mundo em um jogo é um personagem. Esse termo se aplica para PCs e NPCs.

PC (link|top)

Sigla para Player Character ( Personagem do Jogador ). Qualquer personagem que for interpretado pelo jogador e não o GM. Os PCs são o centro da atenção e da historia do jogo de qualquer RPG e o jogo sempre gira em torno deles.

Q

R

Rodada (link|top)
Uma unidade de tempo de jogo, geralmente representa alguns segundos e é normalmente importante durante combates. Em situações de muita pressão, uma rodada permite que o personagem tenha a chance de agir em um turno e permite manter o jogo correr facilmente.

Rodada de Combate (link|top)
Uma rodada de tempo de jogo que acontece durante o combate.

RPG (link|top)

Sigla de RolePlayingGame ( em uma tradução grosseira, seria algo como Jogo de Interpretação de Papeis ). Um jogo aonde os jogadores interpretam personagens e fazem parte de uma história narrada, normalmente por um GM.

S

T

Tempo de Jogo (link|top)
Tempo dentro do jogo, diferente de tempo no mundo real: “Vocês levaram três horas de tempo de jogo para alcançar as montanhas”. Tempo de jogo quase sempre rola muito mais rápido do que o tempo real. ( Combate e outras ações que dependem de rolagens são as exceções mais claras.

U

V

W

X

XP (link|top)
XP é o termo em inglês para Pontos de Experiência, ou PE aqui no Brasil. O termo é cunhado de eXperience Points. Em muitos jogos os jogadores recebem um valor de XP após uma aventura que podem ser gastos para deixarem seus personagens mais fortes ( como em GURPS )ou mesmo acumulados de modo que uma certa quantidade faça o mesmo personagem ganhar mais habilidades depois de certo numero de XP ser alcançado ( modo comum em Dungeon & Dragons )

Y

Z

2 Comments

  1. Renatoys
    novembro 14, 13:58 Reply
    Olá, tudo bem pessoas, gostaria de sugerir umas atualizações no glossários como: TPK, Fluff, Crunch, Sistema, metagame, overpower. Deve ter mais algumas comuns que não lembro no momento. Grato pela atenção.

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