Final Fantasy Tactics para D&D 5e

Final Fantasy Tactics para D&D 5e

Nós somos muito fãs de Final Fantasy Tactics e do D&D 5e. Dessa forma, estamos preparando material para uma campanha de D&D em Ivalice, durante a Guerra dos Leões. Conforme mais material for sendo adicionado, vamos atualizar esse post, então fiquem de olho! Além dos personagens cativantes e história intrigante, Tactics é curioso por ser um dos jogos da série Final Fantasy mais próximos da fantasia medieval padrão, com alguns elementos tecnológicos surgindo somente como curiosidades ou artefatos perdidos. Existem muitos paralelos possíveis entre esse jogo e Dungeons & Dragons e é essa área que pretendemos explorar..

Se você não conhece Final Fantasy Tactics, aqui está a chance de corrigir esse enorme erro experimentar esse excelente jogo.

O material ainda está em construção, mas podem deixar comentários e sugestões!

Cenário

Fonte: http://smg.photobucket.com/user/NinjaZeku/media/FF/fft_map_with_names_by_zeku.jpg.html

Fonte: http://smg.photobucket.com/user/NinjaZeku/media/FF/fft_map_with_names_by_zeku.jpg.html

Ivalice é um reino de sociedade feudal com uma religião majoritária, a Igreja de Glabados. O reino acaba de sair de um longo e brutal confronto, a Guerra de Cinquenta Anos. O reino é uma monarquia absolutista, liderada pela família Atkascha faz gerações. Os Atkascha possuem laços de sangue com as dinastias de Ordalia e Romanda.

O Cataclismo

O continente de Ivalice sofreu um cataclismo que arruinou reinos e matou povos inteiros, mas sua natureza exata é desconhecida. Não se sabe exatamente quanto tempo se passou desde o Cataclismo, mas foram menos de 1200 anos. De acordo com a lenda, a humanidade foi salva de seus efeitos pelo Rei-Herói Mesa, mas as demais raças inteligentes (como os moogles e os aegyl) foram destruídas.

A Guerra dos Cinquenta Anos

Este conflito pela sucessão de Ordallia se deu após a morte do rei Devanne III, sobrinho do rei Denamda II de Ivalice. Entre Ivalice e Ordallia ficava Zelmonia, uma província outrora independente que foi invadida e assimilada por Ordallia cerca de cinquenta anos antes da guerra. Ivalice estava auxiliando os nobres de Zelmonia clandestinamente, mas eles queriam uma intervenção direta da coroa. Quando Devane III morreu sem declarar um sucessor, seu primo Varoi VI foi nomeado como sucessor e Denamda II se declarou como o herdeiro de direito, declarando guerra. O país militarista Romanda se uniu a Ordallia durante a longa e brutal campanha.

Após cinquenta anos de guerra, Ivalice foi derrotada na batalha de Zeltennia. Isso criou grande insatisfação no reino, já que a população via que seu sofrimento nos últimos cinquenta anos tinha sido em vão.

A Guerra dos Leões

Após a guerra, a saúde fraca do Rei Ondoria se tornou uma grande preocupação. Como o único herdeiro ainda é um bebê e o conselho dos nobres teme a sede de poder da rainha, duas facções se formaram para determinar o regente. Os cavaleiros da Ordem Celeste do Norte apoiam o duque Larg, sob o estandarte do leão branco. Os cavaleiros da Ordem Celeste do Sul apoian o duque Goltanna, sob o estandarte do leão negro. Em uma terra cansada das guerras, os dois duques se enfrentam pelo poder.

 

Arquétipos

A principal forma de customização de D&D são os builds (o nome oficial) ou arquétipos (como preferimos chamar), espécie de subclasses com poderes e habilidades especializados.

Bardo – Colégio da Dança Colégio-da-Dança.pdf (677 downloads)

Guerreiro – Arquétipo Marcial, Cavaleiro Negro (versão revisada) Dark-Knight-v2.pdf (451 downloads)

Monge – Tradição Monástica, Caminho da Vida  Ivalice-Monk.pdf (4772 downloads)

Patrulheiro – Arquétipo de Patrulheiro, Geomante  Geomante.pdf (653 downloads)

Magias

Magias de Paladino

Nível 2

Espada do Julgamento

Magias de Patrulheiro

Nível 1

Onda de Ar

Monstros

Chocobos  Chocobos.pdf (636 downloads)

Marlboro

Lucavi

Equipamento

Armas de Fogo

Bombas Alquímicas

Itens Mágicos

Excalibur

Balmung

Espada do Caos

Previous Review - Livros sobre Golarion o cenário de Pathfinder RPG
Next Maneiras Alternativas para Experiencia em D&D 5th

About author

Shinken
Shinken 299 posts

Thiago Rosa Shinken é escritor e tradutor freelancer de RPG, já tendo trabalhado várias editoras no Brasil e nos EUA. Ele joga RPG desde os 9 anos, é fã de punk rock, nunca dispensa uma cerveja de trigo e torce pelo Fluminense.

Você pode gostar também de

RPG Downloads 0 Comments

O caminho da vida

Eu e o Leandro somos muito fãs de Final Fantasy Tactics. Se você não conhece esse jogo fantástico, está com sorte – recentemente ele saiu em versões para iOS e

RPG Traduzido 2 Comments

RPG Gratuito – Tática Waifu

Se você assistiu anime na última década, presenciou a ascensão do moe. Agora o moe decidiu infectar o RPG também. Nesse hack para Lasers & Sentimentos, você encarna colegiais tentando

RPG Downloads 5 Comments

RPG gratuito – Lasers e Sentimentos

Lasers & Feelings é um RPG americano de ficção científica, muito rápido, muito bem ancorado na sua temática, muito curto e muito simples. Ele é gratuito e os autores permitiram

24 Comments

  1. Monge
    dezembro 04, 23:05 Reply
    Caramba meu!!! Sou muito fã de final fantasy tactics, vi o post agora de passagem. Um amig me marcou no face. Não entendi direito. Voces vao lançar um modulo de uma aventura ou vao mestrar via internet?
  2. mikemwxs
    Janeiro 20, 14:21 Reply
    Final Fantasy Tactics foi o único game da série que me cativou realmente... Com história e personagens interessantíssimos. Vou acompanhar o material!
  3. Kleber Brito
    Fevereiro 12, 02:50 Reply
    Material muito interessante. Aguardando mais material!
  4. Senal
    agosto 02, 21:26 Reply
    Uma dúvida, você não acha mais fácil encaixar o dark knight como arquétipo do paladino?!
    • Shinken
      agosto 08, 09:18 Reply
      Inicialmente pensei assim, mas o Dark Knight é exclusivamente físico e não é membro de nenhuma ordem, diferente dos demais cavaleiros. O principal motivo foi ver o Gaff Gafgarion muito mais como Fighter que como Paladin. Mas algumas habilidades deles vão aparecer como magias de paladino mais pra frente, também.
      • Cavaleiro Morto
        agosto 08, 16:30 Reply
        Eu não gostei da mecânica dele envolver perda de vida e achei sem graça as suas habilidades serem magias, para seguir este caminho acho que seria melhor fazer um eldritch knight com uma lista diferenciada de magias.
        • Cavaleiro Morto
          agosto 08, 16:46 Reply
          Relendo o comentário, pareceu meio agressivo, não foi a intenção :)
        • Shinken
          agosto 09, 07:42 Reply
          Na verdade, ele não perde vida na adaptação, ele só gasta dados de vida. No jogo, porém, perder vida para usar suas habilidades é um traço icônico do Dark Knight - não só o de War of Lions, mas de outros Final Fantasy também.
  5. Renato
    agosto 03, 03:59 Reply
    Topo ser player test rsrs e ajudar no módulo se precisar
  6. Cavaleiro Morto
    agosto 04, 18:03 Reply
    A ideia é adaptar o Cenário de Final Fantasy Tactics para D&D 5e? Fazer o contrário, trazer a 5e para Final Fantasy Tactics, me parece mais interessante :) Independente, podem contar comigo para ajudar ou para ser jogador de playtest :)
  7. Cavaleiro Morto
    agosto 08, 16:21 Reply
    Meu entendimento tá: Ao adaptar Final Fantasy Tactics para D&D 5e, o autor prioriza o sistema utilizado a ambientação. Exemplo: Renomeia magias, classes, raças e habilidades. Mantem o sistema vanciano ao invés de usar o sistema de MP. Procura encontrar uma correspondência direta no sistema a elementos da ambientação. Agora adaptar D&D 5e para Final Fantasy Tactics é justamente o oposto, a ambientação é priorizada em relação ao sistema. Exemplo: Criação de novos elementos é priorizada, mudança de regras básicas do sistema (Troca do Sistema Vanciano por MPs) para melhor adequação da ambientação. Nenhum deles é melhor, o primeiro favorece o trabalho do autor, tem uma curva de aprendizado mais fácil e tende a ser mais equilibrado por se apoiar no sistema. O maior porém é que pode te dar a impressão de não estar jogando realmente na ambientação. O segundo é bem mais trabalhoso, exige playtest para equilibrar os elementos novos, mas te dá uma imersão maior na ambientação. O problema é que as vezes não se reconhece mais o sistema devido a tantas inserções ou ele vem a se quebrar devido a tantas mudanças.
    • Cavaleiro Morto
      agosto 08, 16:25 Reply
      Escrevi demais e os comentário não tem formatação :(, vou repostar em partes para facilitar o entendimento.
  8. Cavaleiro Morto
    agosto 08, 16:25 Reply
    Ao adaptar Final Fantasy Tactics para D&D 5e, o autor prioriza o sistema utilizado a ambientação. Exemplo: Renomeia magias, classes, raças e habilidades. Mantem o sistema vanciano ao invés de usar o sistema de MP. Procura encontrar uma correspondência direta no sistema a elementos da ambientação.
  9. Cavaleiro Morto
    agosto 08, 16:26 Reply
    Agora adaptar D&D 5e para Final Fantasy Tactics é justamente o oposto, a ambientação é priorizada em relação ao sistema. Exemplo: Criação de novos elementos é priorizada, mudança de regras básicas do sistema (Troca do Sistema Vanciano por MPs) para melhor adequação da ambientação.
  10. Cavaleiro Morto
    agosto 08, 16:27 Reply
    Nenhum deles é melhor, O primeiro favorece o trabalho do autor, tem uma curva de aprendizado mais fácil e tende a ser mais equilibrado por se apoiar no sistema. O maior porém é que pode te dar a impressão de não estar jogando realmente na ambientação. O segundo é bem mais trabalhoso, exige playtest para equilibrar os elementos novos, mas te dá uma imersão maior na ambientação. O problema é que as vezes não se reconhece mais o sistema devido a tantas inserções ou ele vem a se quebrar devido a tantas mudanças.
  11. Rada
    agosto 20, 17:45 Reply
    Aguardando ansiosamente por mais novidades!
  12. KillerAsus
    setembro 20, 02:42 Reply
    Opa, percebi que na ficha do Chocobo, a habilidade Corrida ficou com o texto cortado. Alguma ideia de quanto haverá atualizações dessa adaptação? Abraços!
  13. Oberon
    outubro 24, 00:18 Reply
    MUITO OBRIGADO por isso. Faz algum tempo que eu tento convencer um amigo meu a narrar D&D 5ed e ele pareceu bem empolgado após dar uma olhada nesse post. :3
  14. Clayton Yori
    Fevereiro 07, 14:28 Reply
    Estava procurando algo assim, to querendo fazer uma campanha baseada na historia do FFT, mas to com um pouco de dificuldade de colocar meus jogadores no meio da historia do FFT. Mas gostei muito dos artigos que ja estão liberado.
  15. Muito bom trabalho , eu estou adaptando o sistema para a História se puderem me ajudar eu ficaria muito grato também muito ancioso pra mais conteudo !
  16. Gilgamesh
    junho 09, 14:20 Reply
    Legal hein! Como está o andamento deste módulo? Algum link em que a gente possa ver/baixar o material?

Deixe um recado