como-criar-campanhas-rpg-arquetipos

Dicas de DM – Como fazer uma campanha de RPG usando arquétipos de personagem

Nesse post eu vou tentar mostrar uma das maneiras que uso para fazer campanhas de RPG usando de exemplo um modelo que tinha guardado há algum tempo.

Ela foi feita pensando em um jogo mais sandbox e com uma cronologia definida por gatilhos. Talvez você não esteja acostumado com esses termos, mas relaxa que ainda falo deles em outros posts, o ponto aqui é outro. Para esse jogo de RPG eu criei ( inspirei de algum lugar que não lembro ) algo que chamei de arquétipos de personagens.

Nessa campanha ( Que chamei de Healing ), o jogo se passaria em Golarion, o cenário oficial de Pathfinder ( excelente por sinal ) em 5 regiões em volta do chamado Worldwound, que basicamente é uma fenda imensa que na que se abriu na terra do nada, que na verdade é um rasgo na realidade e faz uma ligação direta com o Abismo. Não irei entrar em detalhes do cenário nesse momento, mas caso queiram saber mais sobre as regiões escolhidas podem acessar o Wikia de Golarion.

A ideia geral é que eu criei arquétipos de personagens, com uma certa historia e algumas limitações de escolha de raça e classe, assim como também criei um Plot ( Trama ) especifico para cada uma. Fiz isso tudo pois tinha pensando em uma campanha aonde os personagens teriam historias interligadas e que em dado momento suas historias deveriam ser resolvidas para avançarem na historia.

Criar algo assim não é complexo, mas aconselho você saber bem sobre o cenário, se não por motivos óbvios, mas para você poder se inspirar em como criar os arquétipos do seu jogo. Pense em algo que está vinculado ao seu Plot principal e deixe muitas lacunas na historia, para poder ir preenchendo de acordo como a campanha se segue.

Na campanha de RPG Healing, eu escolhi montar a trama principal no começo, assim eu sei o objetivo dos vilões desde o começo e como planejam fazer suas coisas, mas provavelmente os heróis irão acabar atrapalhando 9 ou até ajudando ) então o importante é se adaptar constantemente conforme o jogo de rpg role, mas irei falar sobre essas técnicas narrativas em outro post.

Cada jogador deveria escolher um arquétipo e montar um personagem seguindo o roteiro passado. Pessoalmente eu sempre gosto de deixar os jogadores terem 100% de liberdade, mas achei interessante fazer esse teste.

Por enquanto, fiquem com o rascunho da campanha de RPG Healing para Pathfinder, Golarion:

Plot principal

Deskari, Demon Lord responsável pelo Worldwound quer se tornar um Deus, e para isso bolou um plano logo após sua derrota e aprisionamento pelo seu maior Inimigo Aroden.

Primeiramente, ele precisa destruir seu Pai, Pazuzu, que certamente iria tentar interferir ou mesmo roubar o plano. Para isso ele bolou o seguinte:

  1. Forjar provas que indicam que Deskari nada mais é que um fantoche nas mãos de Pazuzu.
  2. Infiltrar Dostrakev, seu Glaberzzu de confiança para dar idéias para Pazuzu de modo que ele desse ordens para Deskari e parece realmente ter planos para juntar o Abismo com o plano material.
  3. Ajudar um grupo ( provavelmente parte de uma historia antiga, poderia ser usado como uma descrição em forma de trailer antes da primeira sessão ou como cena narrativa no meio da campanha ) a ganhar poder e enfrentar seu pai.

Juntamente, ele precisa se tornar mortal para poder fazer o teste da Starstone, para isso,

  1. Irá criar uma lenda que ele poderá ser banido caso alguém remonte o famoso Escudo de Aroden, e usará seus seguidores mortais para montar as lendas.
  2. Areelu será enviada para city of Vigil in Lastwall e irá trocar uns dos pedaços por uma peça corrompida de Deskari.
  3. Deskari irá “morrer” defendendo seu pai, e sua alma irá possuir o objeto.
  4. Areelu se encarregará de ajudar algum grupo a juntar o escudo, que quando completo irá permitir que Deskari possua o usuário, trocando as almas de lugar.
  5. Irá para a Starstone e irá passar no teste.

Para começar a campanha, eu usaria uma Narrativa de Trailer, mostrar cenas aleatórias, como uma figura sinistra na frente de Lastwall, enquanto em outra cena cavaleiros cruzados lutam com violência contra hordas de demônios. Também colocaria uma breve cena de cada um dos personagens destacando seus pontos fortes e os arredores da onde mora antes de começar a aventura.

É legal pegar a ideia geral dos planos de Deskari e ir adaptando como eu fui dizendo, assim como volta e meia fazer seus servos menos inteligentes cometerem erros e criar oportunidades para os heróis brilharem e ferrarem com os planos do vilão.

Não esqueça de tentar visualizar a psicologia de um demônio. Arrogância, desprezo e uma total ignorância sobre sentimentos benignos. Essas serão as principais maneiras dos personagens vencerem no final. ( ou deveriam ser ) Faça uma introdução rápida para cada personagem antes, para fazer ele entender o que acontece em sua vida e narre os acontecimentos dentro dos plots de cada personagem.

Worldwound

Worldwound

 

Arquetipos

Sarkoris Avenger: Nascido e crescido na cidade de Gundrun, você teve sua família morta durante um ataque a cidade por demônios desgarrados do norte. Salvo por Hurkan Maldoras e seus colegas aventureiros, acabou treinando com um deles com o único objetivo de se vingar destruir o máximo possível dos demônios que infestam sua terra natal.

  •  Raças: Humano (Kellids), Meio-Elfo, Meio-Orc, Halfling, Tiefiling
  • Classes :  Barbarian, Bard, Druid, Fighter, Ranger, Rogue, Sorcerer ( Destined, Elemental, Orc ) , Oracle ( Battle, Metal, Stone )
    • Evitar estudiosos ou classes civilizadas. Tentar manter o lado bárbaro sem necessariamente ser a classe Barbarian.

Sua vila foi atacada por Dostrakev, e volta e meia ele terá pesadelos lembrando da destruição e desse vilão. Será procurado por inquisidores , paladinos e outros especialistas em demonologia para se juntar a Alguma Ordem que caça demônios.

Marked : Encontrado ainda um bebe, foi criado por Kormalis d´Lamar, um mercador e ex-aventureiro que ainda usa o Sul do Worldwound para fazer comercio entre as terras dos Mammoth Lords e os reinos do sul. Atormentado por pesadelos infernais, você também tem uma marca nas costas como se fosse uma tatuagem e sempre que toca em algum liquido quente o mesmo gela na hora.

  • Raças: Dwarf, Humano ( any ), Meio-elfo, Meio-Orc, Halfling, Gnome, Tiefiling
  • Classes:   Sorcerer ( Abyssal ), Witch ( Deception, Insanity, Trickery, Vengeance ),  Summoner, Bard

Filho de Areelu com um de seus vários escravos, ela o deixou solto nas terras do Sul para observar o que seria da criança, apenas por diversão. A Marca é um Ward especial ( feito com Wish, so podendo ser removido com uma magia de mesmo poder ) que faz com que o PC fique staggered sempre que tentar atacar ela ( Will DC 30 ) (Know Arcana 40 para reconhecer ).

Realm of Mammoth Lords

Realm-of-Mammoth-Lords

 

Arquétipos

Survivalist:  último membro da tribo Six Bears, você foi criado pelos Raptorscale e tem aprendido muito com eles. Porem, esse ainda não é o seu clã e a recente descoberta que um estrangeiro fora responsável pelo fim do seu clã faz com que você se levante e saia de sua terra natal atrás do culpado e de justiça.

  • Raça: Human ( Kellid ), Half-Elf, Half-Orc
  • Classe: Barbarian, Druid, Ranger, Sorcerer(Fey, Celestial, Destined), Oracle ( Ancestor, Heavens, Nature )

Herdeira o espírito dos Grandes 6 Ursos, é a chave para A Grande Colina, lugar no mundo espiritual aonde os espíritos fundaram seu antigo clã. O Estrangeiro nada mais é que Luz Nigar, um Tiefiling descendente do clã dos seis ursos que busca a chave exatamente para roubar o poder dos espíritos antigos.

Slave: Capturado ainda bebe, você viveu toda sua vida como escravo dos Frost Gints, e sem dúvida teve uma infância difícil.  A mais de 1 ano, você foi solto por Mighty Kuldor of the Bearpelt, que por algum motivo acolheu você no clã dele e o treinou pessoalmente. Você o serve e ama fielmente.

  • Raça: Human ( Kellid )
  • Classe: Barbarian ( Titan Mauler )

Assim que bateu os olhos, Kuldor sabia que a criança seria o próximo grande líder da região e desde então vem treinando a criança para substituí-lo. Chegará o momentos que Khuldor será morto e apenas ele poderá reunir os clãs conta a invasão demoníaca.

Ustalav

Ustalav

Newborn:  Sem nenhuma memória de seu passado, você acorda numa ruína ( recente ) aonde um altar quebrado é sua cama e o corpo de 3 Humanos e uma Elfa o cercam. Parecem que todos foram roubados, e você apenas vê uma adaga de prata, uma armadura de couro um livro arcano e um símbolo sagrado como remanescentes. Seu corpo doí, sua mente está turva, e você não faz ideia de seu nome, aonde esteja ou o que deve fazer.

  • Raça: Humano (Varisian) Male
  • Classe: Any
  • Obs: Tem de ter 38 Anos, logo está em  Midle-Age. Diferente dos outros personagens, ele não tem nenhum trait, porem começa com um Feat a mais qualquer.

Na verdade você é Gross Kronquit, antigo líder do clã Vampiro Konquist que acabou sendo curado de sua condição pela sua amada Lisandra Moonshadow, elfa e antiga companheira dos aventureiros que o acompanhavam. Todos foram mortos durante sua ressurreição, por sua filha Kyla Kronquist, que agora fará de tudo para fazer seu pai voltar a ser quem era por escolha própria, nem que ela tenha que mentir e matar para isso.

Aqui é interessante fazer o personagem LEMBRAR dos níveis ao invés de aprender, como se a cada nível ele recuperasse alguma memora da vida passada. Temperar cada nível com uma flashback rápido também pode ser bem interessante.

  • Grupo:
    • Lisandra Moonshadow: Elf Female Cleric of Seranae
    • Janus Aldori: Human (Brevoy) Figther Duelist
    • Kimari: Human ( Shoanti ) Barbarian
    • Carlo Demetrius: Human Cheliax Wizard

Hunted: Desde criança, você foi cuidada e protegida por tudo e todos. Cresceuno templo de Pharasma, no Condado de Caliphas, você sempre foi tratado como um nobre, porem um que nunca poderia sair do templo. Seu pai de criação foi Igor Datriviev, Paladino de Paharasm e líder da Lamina Etérea, a guarda especial do templo. Recentemente o templo foi atacado por necromantes e mortos-vivos, e mesmo gravemente ferido, Igor conseguiu leva-lo ate a cidade de Vauntil, aonde entrou em coma profundo e com uma missão para você. Parta e nunca mais volte, viva e seja sempre feliz.

  • Raça: Human ( Varisian ), Half-Elf, Half-Orc, Asimar, Tiefiling
  • Classe: Any

A criança vem da linhagem direta de Tar-Baphon, antigo e mais poderoso lich e vilão que já existiu em Golarion e é um dos únicos seres que poderá abrir as travas do Whispering Tyrant, tanto para liberta-lo quanto para destruí-lo. Tanto o templo de Pharama de Ustalav quanto os vários cultos de Urgathoa estarão em seu encalço.

Numeria

Numeria

 

Warchanter: Nascido e crescido na antiga fortaleza de Aaramor, seus pais são ex-aventureiros que acabaram nessa fortaleza tanto por adorarem o Deus Gorum tanto porque foi o local de sua última aventura. Cresceu entre clérigos e guerreiros de Gorum, tudo que conhece são as legiões, batalhas e o doce cheiro de aço com sangue. Nenhuma surpresa quando foi chamado para uma busca sagrada em nome de Gorum.

  • Raça: Any
  • Classe:  Barbarian, Cleric ( Gorum), Fighter, Ranger,Rogue, Sorcerer ( Orc, Deep Earth, Elemental ), Cavalier, Inquisitor, Magus, Oracle ( Battle, Metal ), Summoner

Sonja Redcal , sumo-sarcedote da fortaleza Aaramor, teve uma visão aonde um dos 12 acólitos da fortaleza seriam os responsáveis por encontrar a sagrada Armadura Negra de Gorum. Claro, esse escolhido é você e sua busca sagrada será regada de desafios e batalhas. Mas qual será o motivo da armadura do deus da Guerra aparecer?

Earthbound: Criado pela Seita Druida de Erastil da cidade de Iadenveigh, você sempre foi ensinado que a tecnologia da Liga Tech é herética e criminosa. Porem ao descobrir que seu irmão Lian trabalhava com eles, teve que fugir com ele da cidade para protegê-lo e descobrir um mundo que não imaginava tampouco conheciam.

  • Raça: Humano (Kellid), Meio-Elfo, Meio-Orc, Halfing, Gnome
  • Classe: Barbarian, Bard, Cleric ( Erasthil ), Druid, Ranger, Sorcerer (Fey), Oracle (Nature, Life, Lore, Waves, Wind, Wood )), Summoner, Witch ( Animals, Emdurance, Moon, Spiritis, Stars, Water, Winter )

Seu irmão Lian estará sendo caçado pelos seus antigos aliados, para receber a sentença de morte e pela Tech League, pois ele carrega um Silver Disk raro, capaz de controlar Gearsman de extremo poder que foram recentemente encontrados .

River Kingdoms

River-Kingdoms

Big Trouble: Filho de Nemas Ricasso e irmão mais novo de Gary,  cresceu honrando as normas dos Bloodstone Swords, um os mais respeitados grupos de mercenarios da região. Sempre anda junto com um dos Silent Sticks, um halfling muito amistoso que sempre colocam os dois em confusão. ( momento sessão da tarde )

  • Raça: Human, Half-Elf, Half-Orc, Tiefiling, Asimar
  • Classe:  Figther, Rogue, Ranger

Junto com seu amigo halfling, ambos se encontram no meio de um ataque furtivo dos Silent Sticks contra os Bloodstone Swords. Ao tentarem fugir, descobrem que seu irmão, Gary Ricasso, é o responsável pelo ataque, pois acabam vendo quando ele usa a espada anciã da família e ataca seu pai. Seu pai acaba gravemente ferido mas consegue deixar uma marca em gary que acaba fugindo ( ou com sorte o persoangem faz isso ) mas a espada se quebra. Você foge com seu pai, que entrega a espada para você e pede para fugir e procurar sua tia, Lya Ricasso em Mendev. Ele fica para lutar e coloca você em uma carroça. A verdade é que seu pai é um ex Paladino e a espada é uma lamina Sagrada que se recusou em ser usada para matar o antigo dono. Lya irá contar isso e oferecer a você para tentar entrar na ordem. Caso aceite poderá concertar e usar a lamina Sagrada.

Little Trouble:  Filho de Jar Niklos, você é membro dos Silent Sticks e desde pequeno é amigo pessoal do filho de Nemas Ricasso líder dos Bloodstone Swords. Sempre foi contra as idéias do pai de formar uma guilda cada vez mais séria e querer expandir seus negócios para outros reinos, mas nunca deixou de fazer seus compromissos. Tirando hoje, quando preferiu sair com seu amigo para um festival na cidade do que ir a mais uma “importante reunião da guilda”.

  • Raça: Halfling
  • Classe:  Bard, Fighter, Ranger, Rogue, Sorcerer ( Accursed, Arcane, Draconic, Deamspun, Elemental, Fey, Maestro ) , Alchemist, Gunslinger

Seu pai aceitou um contrato com Areelu, aonde deveria destruir os Bloodstone e conseguir a espada ancestral, que nada mais é que a Sword of Truth, uma Holy Avenger de Iomedae que se quebrou quando o filho tenta matar o pai. Uma metade está com ele e a outra com o seu irmão mais novo.

Mendev 

Mendev

 

The Fallen:  Você era Zul Zurander , grande Abjurador da Ordem da Fênix, líder e professor de inúmeros estudantes, e um dos principais guardiões das Wardstones assim como amigo pessoal de Dendras Milfray. Um mago de altíssimo nível, que já tem sua família feita, com 2 filhas e 3 netas. Arrogante porem sábio, aguardava sua pós-vida em planos que já visitara antes e com a certeza de uma vida bem vivida. Até o dia que fora assassinado enquanto dormia. Ressuscitado pela filha que havia mandado para a ordem dos 7 Véus, algo deu errado durante o ritual que o trouxe de volta e todos seus poderes e conhecimentos arcanos foram embora. Você tem pouco tempo para recuperar tudo isso antes que as wardstones se rompam já que você é um dos responsáveis por cuidar delas e não teve tempo para passar esse conhecimento para ninguém.

  • Raça: Human (Cheliax) Male
  • Class:  Cleric ( Netys ), Wizard, Alchemist, Magus
  • OBS: Historia completa a ser entregue separadamente para o jogador.

Na verdade você estava possuído e conseguiu fazer com que o demônio caísse numa armadilha para se salvar, mas isso custou parte de sua alma. Sua filha era a única que poderia impedir que o demônio entrasse nele ao ressuscitar, mas para isso ela teria de guardar o demônio nela. Areelo tentará de qualquer forma libertar o demônio e usar sua filha em seus exércitos.

Safekeeper: Você foi mandada logo cedo para a Orden dos 7 Veus em Mendev, uma ordem dedicadas a todas as formas de proteção para auxiliar na luta contra os demônios. Você sempre foi ensinada que nunca deveria tocar em ninguém, não importa o motivoe sempre achou isso normal. Apenas recentemente, com a morte de seu pai e seu estranho pedido para que estivesse presente durante sua ressurreição fizeram com que pudesse sair da ordem e conhecer o mundo com ele.

  • Raça: Human, Hal-Elf, Asimar
  • Class: Bard, Cleric  (Irori ), Fighter, Monk, Wizard, Inquisitor, Magus, Oracle ( Ancestor, Lore )

Ela é uma das raras safekeepers, um mortal aonde a alma já está guardada nos céus, e ela pode roubar almas e usá-las para trazer outros de volta a vida. Um perigo para demônios, que podem ser completamente destruídos pelo seu toque, já que ela purifica qualquer alma que trazer para seu corpo. É um alvo constante de Areelo e o maior segredo de Zul. Aqui é melhor não dar nenhum poder ativo para o personagem, mas usar esse “dom” quando a narrativa permitir. Tipico poder sem controle. Como regras, para ajudar, use magias como Magic Jar para se orientar.

Brevoy

Brevoy

The Prince:  Filho de Natala com o ferreiro local, acabou de ficar sabendo de sua situação como filho bastardo do Rei e da morte do antigo filho dela. Apesar de bem tratado, você acabou ouvindo a trama de sua nova mãe para matar o rei  e logo começou a ser caçado pelos assassinos dela, acusado de tentar matar o rei. Gus Aldori, guarda costas real da rainha o salva e o leva para longe buscando seu filho para ajudá-lo a fugir ate que s coisas se arrumem.

  • Race: Human, Half-Elf, Tiefiling, Asiamr
  • Classe: Any

Na verdade você não é o filho bastardo, isso foi apenas um engodo feito por Gus para distrair a Rainha enquanto ele treina o verdadeiro Rei de Brevoy, Será perseguido a toa pelos assassinos de Natala enquanto Gus protege o verdadeiro príncipe bastardo.

The Forgotten:  Criado por sua mãe, uma druida de Gozreh que Habita uma choupana perto do Lago Reykal, seu pai é Gus Aldori, guarda costas real de Natala Surtova. Você sabe que tanto seu pai quanto sua mai, Milla Surtova ( que se desgarrou a tempos da família ) tem tentado achar meios de invadir Skywatch e recuperar a antiga base dos Aldori Swordlords. Recentemente seu pai lhe trouxe o herdeiro bastardo da rainha Natala para ajuda-lo a fugir de Brevoy e terá de partir de seus sonhos de ajudar seu pai para proteger um bastardo a sair do país.

  • Race: Human
  • Class: Bard, Cleric ( Gozreh ), Druid ( Gozreh ), Figther, Paladin ( Abadar ), Ranger ( Gozreh ), Rogue, Sorcerer ( Dragon ), Alchemist, Cavalier, Magus

Na verdade você é o último dessedente de Rogarvia e Gus foi escolhido para protege-lo pelos mestres de Aldori, Segundo profecias, você deve ser rei para poder abrir os portões de Skywatch.e liberar o antigo local.

Bem, espero que ajude vocês a montarem campanhas semelhantes, inspire na criação dos herois ou apenas gere algumas ideias novas. De qualquer forma fiquem com algumas imagens que havia separado para usar com alguns NPCs e fiquem a vontade para tirarem dúvidas e pedirem ajuda em suas campanhas/aventuras de rpg.

Se fosse jogar, qual arquétipo e personagem montaria?

Abraços e muito XP

 

Mestre desde 1992, já narrou quase todo sistema possível, mas atualmente tem um carinho especial por Pathfinder. Sua tara é narrar campanhas épicas e testar sistemas novos

Alguma dúvida ou comentário?

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

*

Current ye@r *

Loading Disqus Comments ...

Next ArticleWorld of Warcraft - The Adventure Game - Review em Português