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D&D e FATE RPG – Jogadas do destino

O que vou propor nesse texto é uma maneira de usar elementos de dois sistemas de RPG de Mesa diferentes para conseguir a experiência de um OUTRO sistema no jogo.

Ideias de Aventura – Parte 01

Para quem não sabe, quase diariamente quando acordo ando soltando algumas ideias de aventuras para RPG de mesa no meu perfil de Facebook. Obviamente vou guardar elas no blog para

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Diários de Campanha – dividindo as suas aventuras com o mundo

Alguns anos atrás, enquanto eu estava na minha primeira faculdade, eu passei por um período de seca de RPG. Na verdade, até me sinto um pouco mal de chamar de

Qual é o melhor sistema de RPG?

Querem a resposta curta? Depende do que você quer jogar, narrar, mestrar ou seja lá o termo que você prefira. Antes de aprofundar quero deixar uma coisa bem clara. Tudo

Sistema alternativo de moralidade

Muitos RPGs buscam determinar a moralidade dos personagens com mecânicas como Virtudes e Vícios, Objetivos, etc, mas a grande verdade é que não há regra de alinhamento mais famosa que

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Combate x Interpretação: existe uma dicotomia?

Ah, eu abomino violência de verdade. Mas violência falsa é maneira pra cacete. – Brian K. Vaughan, Saga Se você jogava RPG nos anos 90, com certeza ouviu um papo

Discutindo o papel dos pontos de experiência

Uma das mecânicas mais universalmente copiadas do RPG de mesa são os pontos de experiência. É um dos memes mais relacionados a essa mídia – quando alguém quer estabelecer que está

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Como criar bons ganchos

Um elemento fundamental para qualquer aventura são os ganchos que fazem com que os personagens dos jogadores se envolvam com a história. Eles funcionam como uma espécie de pontapé inicial,

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Usando Labirintos em seus Jogos

Calma calma, não é sobre como adaptar o maravilhoso filme de 1986, mas sim de maneiras de utilizar labirintos dentro de seus jogos de RPG de mesa. Não irei focar

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O Defensor Andarilho

Uma das primeiras classes de prestígio do D&D foi o Defensor Anão, um cara que se plantava em um lugar e ganhava vários bônus. A ideia era impedir a passagem

Escola de Combos: tirando o máximo das suas manobras

Vocês sabem (e, se não sabiam, ficaram sabendo agora) que a gente adora Street Fighter: O Jogo de RPG. Esse jogo ágil focado em duelos táticos é muito diferente do padrão

Mutante: Ano Zero – A Arca como uma Prisão

Se você ainda não conhece o RPG de Mesa  Mutant: Ano Zero, leia Mutant: Ano Zero, últimos dias da pré-venda do RPG pós-apocalíptico!  e 10+1 MOTIVOS P/ VOCÊ COMPRAR/JOGAR MUTANT ANO