BLOODBORNE – PARA SODL – Parte I

BLOODBORNE – PARA SODL – Parte I

O jogo de PS4 no seu jogo de Shadow of the Demon Lord

Bloodborne – Um jogo de Ação e Terror Gótico.

Uma das grandes franquias de jogos de fantasia sombria tem sido a série Souls. Iniciado com o jogo Demons Souls, e aclamado pelos jogos da série Dark Souls.  O jogo se consagrou por um alto nível de dificuldade, um gameplay muito estratégico e técnico além de uma história rica porem transmitida ao jogador de forma sutil, bem ao estilo japonês.

A terceira saga da série foi BloodBorne.  Um jogo que se passa numa época vitoriana com grandes elementos das historias de terror europeu e influência lovecraftiana. Pensando nisso, resolvi adaptar o cenário que é riquíssimo para o sistema de Shadow of Demon Lord (meu queridinho).  Devido a quantidade de elementos aqui presentes, essa matéria será dividida em duas partes.

Na primeira falaremos sobre o cenário, os principais conceitos de Bloodborne e traremos uma nova raça e uma nova classe.  No próximo artigo traremos um mini bestiário, regra para as tradições de magia novas deste mundo além de diversos ganchos de aventuras para os mestres. Tendo dito isto, vamos ao que interessa.

A NOITE DA CAÇADA

Lua de Sangue – Um dos maiores mistérios do Jogo

A muitos anos a humanidade conseguiu entrar em contato com entidades pandimensionais conhecidas como Great Ones (Ou Eminentes). Através delas eles entraram em contato com o Sangue destas criaturas, alguns homens atingiram um novo nível na evolução humana descobrindo assim a magia.

Após alguns anos de prosperidade, a sociedade conhecida como Pthumeria começou a entrar em colapso devido ao abuso do uso deste sangue, que gerou uma doença chamada de Flagelo da Fera, no qual as pessoas começavam a se transformar lentamente em criaturas bestiais conhecidos como licantropos (para mais detalhes veja a parte 2 desta adaptação).

Muitos anos depois, alguns estudiosos encontraram as ruinas desta civilização e começaram a pesquisar sobre o sangue e sobre os eminentes. E então eis que surge a Igreja da Cura, que pregava a cura das pessoas através da transfusão de sangue.  Foi uma nova época de prosperidade, as pessoas viviam mais e melhor e com o tempo a igreja se tornou uma das maiores organizações da região.  Porem, algumas pessoas começaram a enlouquecer e transformar-se em feras durante um evento que ficou conhecido como a Lua de Sangue.

Para combater essas criaturas criou-se então uma organização conhecida como Caçadores. Sempre quando uma Lua de Sangue, uma lua enorme e vermelha surge, as pessoas normais começam a ser consumidas pela corrupção do seu sangue, e uma nova noite de caçada é convocada. Onde os caçadores tem que se reunir para combater as bestas.

PERSONAGENS

Um caçador em mais um dia de trabalho

No mundo de bloodborne não existem diferentes raças, todos em geral são uma raça muito próxima ao humano de Shadow of Demon Lord, contudo devido a uma vida sob os cuidados da igreja da cura, todos possuem algum nível de corrupção em seu ser.  Contudo, elas têm algumas diferenças.  Em termos de regras, você irá criar um personagem com Ancestralidade Humana, utilizará as tabelas para aparência, personalidade, etc. Exceto religião (que será sempre da Igreja da Cura) e antecedente que é substituído pela Origem do personagem (leia abaixo).

Humano (Nascido do Sangue)

Valores de Atributos Iniciais: Força 10, Agilidade 10, Intelecto 10, Vontade 10.

Percepção: Igual ao valor de Intelecto.

Defesa: Igual ao valor de Agilidade

Saúde: Igual ao valor de Força

Taxa de Cura: Igual a um quarto da taxa de cura, arredondando para baixo.

Tamanho 1. Deslocamento 10. Poder 0.

Dano 0. Insanidade 0 Corrupção 1.

Idiomas e profissões: o Caçador sabe falar, ler e escrever na língua comum.

Ecos de Sangue: O personagem pode absorver a vitalidade através do sangue das pessoas que foram corrompidas pelo sangue dos Eminentes.  Sempre que você mata uma criatura você pode recuperar uma quantidade de pontos de vida iguais ao valor de corrupção da criatura, contudo caso o valor da corrupção seja maior que o seu próprio, você deve fazer um teste de vontade ou ganhar +1 ponto de corrupção.

 

Valor no d10 Origem do Humano Características da Origem.
1 Tímido Você teve uma Infância Feliz e Comum, e com isso pôde brincar sem preocupações.  Agilidade +1. Estilo de vida: Modesto.
2 Único Sobrevivente Você é o único sobrevivente de uma aldeia. Vontade +1. Você começa com +4 pontos de Saúde e 1d4 pontos de insanidade.
3 Infância Atribulada Você sofreu infortúnios na sua juventude, e isso te deixou mais resiliente.  Agilidade +1 e Deslocamento +2.
4 Passado Violento Você teve um passado violento e terrível. Isso te tornou imprudente, porem forte.  Força +1 e recebe uma Dávida para resistir ao medo.
5 Profissional Você é um Especialista Nato, com um talento incrível para investigação ou estudos.  Intelecto +1. Você começa com uma profissão adicional.
6 Veterano Militar Você é um veterano de Guerras. Isso de deixou forte e perito em combate. Força +1. Além disso, você começa com uma arma comum a sua escolha desde que  você satisfaça os requisitos para usa-la.
7 Descendente Nobre Você descende de uma linhagem antiga e respeitável, que tem fé no seu pedigree. Intelecto +1. Role 4d6 para determinar o seu estilo de vida (riqueza).
8 Destino Cruel Você enfrentou dificuldades terríveis, Mas está confiante do seu próprio proposito. Vontade +1. Você pode escolher rolar novamente seus teses de destino, porem deve ficar com o segundo resultado.
9 Peso Morto Você não é nada. Sem Talento. Role apenas 2d6 para determinar o seu estilo de vida (riqueza).
10 Espírito Livre Você faz o seu destino.  Receba +1 no atributo a sua escolha.

 

NOVA TRILHA DE ESPECIALISTA: HUNTER (CAÇADOR)

Os caçadores são um grupo de guerreiros que se dedicam a manter suas regiões a salvo caçando bestas. Caçadores existem em todo o mundo, e lendas dizem que eles são uma ramificação dissidente da igreja da cura. Antes atuavam na calada da noite, mas hoje com o conhecimento sobre as bestas se espalhando, eles tornaram-se conhecidos e atuam livremente quando necessário.

HISTÓRIA DO CAÇADOR

D6 Desenvolvimento da História
1 Após ter sua vida arruinada numa noite de caçada você acabou procurando a oficina dos caçadores, onde recebeu treinamento adequado para enfrentar seus inimigos.
2 Você teve a sua vida salva por um velho caçador que o tomou como seu aprendiz.
3 Você é filho de um antigo caçador, e com base nisso foi aceito na ordem, para representar sua linhagem.
4 Você faz parte dos caçadores criados pela Igreja da Cura.  Sua fé é  seu caminho para purificar o mundo, ou queima-lo no processo.
5 Você teve um sonho estranho e conheceu um homem que lhe ofereceu poder para lutar contra as bestas.
6 Você estava indo para a igreja da cura quando acabou sendo atacado por um monstro e um velho te deu uma arma e disse para você mata-lo.

 

HUNTER (CAÇADOR) NÍVEL 3


Atributos: O caçador aumenta dois atributos em 1.

Características: Saúde +4, Corrupção +1.

Idiomas e Profissões: O caçador adiciona a profissão: Caçador de monstros (selvagem).

Armas da Oficina: Após entrar para a organização dos caçadores, o personagem tem acesso a equipamentos apropriados para matar bestas. Isso lhe dá direito a uma das armas da Oficin. Além disso, ele pode utilizar o sangue adquirido das suas caçadas como moeda de troca para comprar munição ou equipamentos avançados.

Caçador Versátil: O caçador pode recarregar uma arma de fogo mesmo que esteja segurando outra arma com a outra mão.Essa habilidade não pode ser usada caso você esteja com uma amadura média ou pesada.

Talento de caçador: o caçador escolhe um dos talentos do caçador.

 

HUNTER (CAÇADOR) NÍVEL 6


Características: Saúde +4, Percepção +1.

Talento de caçador: o caçador escolhe um dos talentos do caçador.

 

HUNTER (CAÇADOR) NÍVEL 9


Características: Saúde +4.

Talento de caçador: o caçador escolhe um dos talentos do caçador.

 

TALENTO DE CAÇADOR


Exímio Matador: O caçador escolhe um tipo de criatura (bestas, monstros, mortos-vivos), ele causa 1d6 pontos de dano adicional contra essas criaturas.

Artesão: O Caçador aprende a técnica para forjar armas de caçador. Ele pode escolher 2 armas comuns e juntar as características delas em uma arma de caçador. Ele gasta uma quantidade de dinheiro equivalente ao custo das duas armas somadas. Para cada moeda de ouro gasta, é necessário um dia de trabalho na arma. O mínimo de dias de trabalho na arma é 1. Ele também pode fazer munições para armas de fogo, neste caso a munição pra 1 disparo consome 1h de trabalho.

Duro de Matar: O caçador adiciona o seu valor de corrupção à todas as cura nele, vidas de qualquer fonte.

Magia do Sangue: O caçador recebe Poder 1 e ganha duas escolhas: Descobrir uma Tradição ou aprender uma magia. No nível 9, o jogador pode escolher esse talento de novo, caso faça isso o caçador recebe 1 de Poder, e Descobre uma tradição ou aprende uma magia.

Fintar Aprimorado: Você recebe 2 dádivas para realizar a ação fintar. Essa habilidade não pode ser usada enquanto você veste armaduras pesadas.

Evasivo: Você recebe +1 na sua Defesa e 1 dádiva para realizar a ação Escapar. Essa habilidade não pode ser usada enquanto você veste armaduras pesadas.

Truque na Manga: Você recebe Percepção +1, alem disso você recebe 1 dádiva para realizar a ação Distrair.

 

 

EQUIPAMENTOS DO CAÇADOR

Um bom caçador sempre precisa preparado pra tudo.

Os caçadores tem acesso a armas especiais para matar as bestas, capazes de ignorar suas resistências. Essas armas não podem ser adquiridas de forma natural, apenas com o pagamento de sangue para artesãos. As armas de caçadores Avançadas farão parte da parte II desta matéria.

Tabela de Armas da Oficina (preço em sangue)

Nome Dano Mãos Propriedades Preço
Cutelo-Serrado 1d6+2 Prim Serrada. 10
    -Forma de Cutelo 1d6+2 Prim Cortante. Alcance +1.
Machado de Caçador 2d6 Prim Cortante. Pesada. 10
    -Forma de Alabarda 2d6+1 Duas Cortante. Alcance +1. Pesada
Bastão Enroscado 1d6 Prim Abençoada. Acuidade. 10
   – Forma de Chicote 1d6 Prim Acuidade. Alcance +2. Serrada.
Pistola de Caçador 2d6 Uma Distância(média), Recarregar, usa balas 10
Bacamarte de Caçador 3d6 Uma Distância(Curto), Recarregar, usa balas. Dispersa. 10
Balas de Sangue-prata Prata-Sangue. 1

Novas Tags de Armas:

Dispersa: A arma tem sua munição dispersada em várias direções durante o tiro, o que facilita acertar os alvos ao custo de precisão. Faça seus ataques com 1 perdição,  Caso você erre o ataque, a arma ainda causará um dano mínimo igual ao numero de dados do dano dela.

Prata-Sangue: Esse tipo de munição ignora qualquer tipo de redução de dano que uma criatura que tenha pontos de corrupção possa ter.

Serrada: Esse tipo de arma tem uma lâmina cheia de dentes, o que torna ela mais brutal facilitando ultrapassar a redução de dano de certos tipos de criatura.

Abençoada: Esse tipo de arma foi tratada por rituais que mudaram sua natureza, o que lhe dá uma aura sagrada facilitando ultrapassar a redução de dano de certas criaturas.

 

Descrição das Armas:


Cutelo Serrado

Uma das da oficina, é a arma mais comum dos caçadores. Na sua forma inicial ela possui diversos dentes cerrados, próprios pra matar bestas. Na forma de cutelo tem um longo talho, que lhe permite manter distância dos inimigos.

Machado de Caçador

Uma das armas truques da oficina, comumente usada na caça. Retém as qualidades de um machado, mas pode virar uma espécie de alabarda na sua transformação. Alguns escolhem esse machado para desempenhar o papel de executor.

Bastão Enroscado

Um das mais interessantes armas da oficina, comumente usado pelos caçadores que querem um pouco de discrição e classe. Discreto como uma bengala rígida, com um toque no botão correto ela se transforma em chicote com uma lâmina segmentada. A madeira do bastão é embebida em agua abençoada, dando propriedades sagradas a arma na sua forma de bastão.

Pistola de Caçador

Uma Pistola feita na oficina, para caçadores que perseguem bestas. As armas de fogo do caçador são especialmente trabalhadas para empregar balas Pratas fundidas com o próprio sangue do portador, aumentando o dano contra as bestas.

Bacamarte de caçador

As armas de fogo dos caçadores são especialmente concebidas para empregar balas de prata fundidas com o próprio sangue do portador, aumentando o dano contra os animais. O impacto desta arma é altamente eficaz e atrapalha os movimentos rápidos das feras.

 

E não perca, próxima semana teremos o final desta matéria.

Previous RPG em Financiamento Coletivo - Sombras Urbanas, Shadowrun Late Pledge, Desmortos e mais

About author

Odmir Fortes
Odmir Fortes 2 posts

Desenhista, cosplayer, cozinheiro e rpgista, não necessariamente nessa ordem.

Você pode gostar também de

RPG Traduzido 0 Comments

Monsterhearts 2 – Resenha

Monsterhearts 2 é sobre as vidas caóticas de adolescentes que, secretamente, são monstros.   Por mais que tentasse, Dave não conseguia despistar seus perseguidores. Logo atrás dele, a dupla de

RPG Traduzido 0 Comments

Monstro da Semana – Resenha

Em Monstro da Semana, você é uma pessoa especialista em caçar monstros e desvendar mistérios. Talvez o sentimento tenha nascido com você. Talvez você tenha presenciado ou percebido coisas na

RPG Traduzido 2 Comments

Hora de Aventura RPG em português!

Faz um pouco mais de um ano que comentamos sobre o anúncio do RPG oficial de Hora da Aventura. Desenvolvido pela editora espanhola Nosolorol, o jogo leva os jogadores para

7 Comments

  1. Jean
    outubro 29, 23:01 Reply
    Bem legal a iniciativa, parabéns.
    • Odmir
      novembro 09, 18:15 Reply
      Vai sair,porem acho que DS sai como um pdf, facil da umas 50 pags de adaptação;
  2. PERICLES A CARVALHO
    novembro 01, 18:53 Reply
    Continue com o ótimo trabalho. SOTDL tem uma ótima mecânica mas peca no cenário (digo pelo livro básico). Ainda estou aguardando uma adaptação de The Witcher ^^
    • odmir
      novembro 09, 18:14 Reply
      Te entendo, acho o cenário meio fraco tambem, mas acredito que é por ele ser bem resumido no livro básico, com o tempo e suplementos deve melhorar.
  3. FMJ
    novembro 01, 23:07 Reply
    Excelente, deu vontade de usar meu SotDL, agora. E o legal é que o bloodborn preserva o tom de ameaça e perdição iminente.

Deixe um recado